Lição 11- Morrer para o pecado, viver para Jesus
OBJETIVO: Que o aluno compreenda o significado do Novo Nascimento.
PONTO CENTRAL: Quando aceitamos a Salvação em Jesus, ganhamos uma nova vida e precisamos agir de uma nova maneira também.
MEMÓRIA EM AÇÃO: “[…] Ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo.” (João 3.3b).
Querido(a) professor(a), nesta próxima aula abordaremos mais a fundo o tema: da escravidão do pecado à libertação em Cristo.
Principalmente na faixa etária de seus alunos, dinâmicas, brincadeiras ou atividades lúdicas que ilustrem um conceito tornam-no mais fácil de assimilar e memorizar. Por isso, sua revista traz diversos recursos pedagógicos que a auxiliarão na tarefa de elucidar esta lição tão importante para os seus pequeninos. Esforce-se para aplicar as sugestões e perceberá os benefícios, a curto e longo prazo, no processo de ensino-aprendizagem em sua classe.
É de fundamental importância considerar que esta aula pode ser determinante para a Salvação eterna de seus primários. Segundo a autora do livro “Como Ensinar Crianças do Primário”, Ruth Beechick, é nesta idade em que a maioria dos “novos nascimentos” pode acontecer.
[…] A parte espiritual afeta a individualidade toda, exatamente como faz qualquer outro aspecto. E se vamos separar qualquer parte de uma criança para uma atenção especial, esta pode ser a espiritual. A Bíblia fala com bastante clareza sobre a vida espiritual que está em algumas pessoas, mas não em outras. É claro que esta vida espiritual pode ter “nascido”, e que deveria crescer e jamais morrer.
O que poderia ser de maior interesse para um professor do que esta vida eterna? Após muito tempo, quando os problemas de leitura da criança tiverem sido resolvidos, sua vida social correr sem acidentes e sua grande energia tiver se acalmado, sua vida espiritual permanecerá. Nesta vida e na próxima.
É esta a razão por que a maioria dos professores luta com os problemas de leitura, de comportamento, e de “corpos agitados e barulhentos”. Eles sabem que a vida eterna vale o trabalho que estão tendo.
E os professores dos primários têm o privilégio de estar onde a maioria dos ”nascimentos” pode acontecer. Com um bom ensino, a norma geral é que poucas crianças são salvas na idade pré-escolar; boa parte das demais experimenta a salvação durante os anos do primário e poucas, quando são juniores. Certamente isto significa que os professores de classe de primários deverão estar preparados para ensinar sobre a salvação e guiar as crianças até Cristo. (BEECHICK, Ruth. Como Ensinar Crianças do Primário. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, pp. 18-19).
O Senhor pode e deseja usar a sua vida para, desde já, libertar as almas destes pequeninos, ganhando-as para Jesus.
Que Deus o abençoe e capacite! Boa aula!