Lição 9 – Diga não à mentira!
A lição de hoje encontra-se em: Provérbios 6.16,17; 12.19,22.
Tópicos da Lição:
1. MENTIRA É PECADO
2. A MENTIRA DIMINUI A CONFIANÇA
3. É PRECISO FALAR SEMPRE A VERDADE
A paz do Senhor, amigo(a) professor(a) da classe de Pré-adolescentes.
A lição desta semana apresenta um tema muito importante a ser tratado com os pré-adolescentes: a mentira. A fase em que seus alunos se encontram é marcada por mudanças e novas descobertas e, por esse motivo, o medo e a insegurança surgem naturalmente. Em razão disso, muitos pré-adolescentes preferem aderir à mentira para esconder seus erros ou suas incertezas. Lidar com seus alunos nesta fase requer dos professores, líderes de departamentos e, inclusive, dos pais a capacidade de encorajar os pré-adolescentes a serem verdadeiros, honestos e obedientes (2 Tm 2.1).
Ensinar seus alunos sobre a importância de serem verdadeiros é uma maneira de formar o caráter deles de acordo com a Palavra de Deus. Esse compromisso requer dos líderes e responsáveis a capacidade de discipliná-los com amor a fim de que não percam a confiança em você. Logo, caro(a) professor(a), tenha uma postura acolhedora em relação aos seus alunos. Lembre-se de que o trabalho do professor da Escola Dominical é uma extensão do trabalho do pastor da igreja. Cuidar dos alunos e apresentar uma postura apascentadora são compromissos que o professor assume dentro e fora da sala de aula.
Para que os seus alunos compreendam melhor como lidar com a mentira, a lição destaca três tópicos que abordam esse tema:
O primeiro tópico da lição, que tem como título “Mentira é Pecado”, destaca que o crente não pode banalizar a mentira. Achar que pequenas desculpas ou mentirinhas não vão prejudicar a vida espiritual é desprezar o compromisso ressaltado na Palavra de Deus a respeito da verdade (Jo 14.6). Deus reprova a mentira porque a natureza dEle é a verdade (Jo 1.14). Nele não há mentira nem sombra de variação (Tg 1.17). Logo, o Senhor requer de seus filhos o compromisso incondicional com a prática da verdade. O pai da mentira é o Diabo, e a mentira é uma ferramenta que ele usa para entristecer e afastar as pessoas uma das outras e, inclusive, de Deus (Jo 8.44).
O segundo tópico, que tem como título “A Mentira Diminui a Confiança”, nos mostra que a mentira é uma prática que faz com que muitas pessoas se percam em suas próprias mentiras. Muitas vezes, a mentira se disfarça de verdade para tentar convencer os simples a acreditarem nela. Contudo, o conhecimento da verdade é suficiente para discernir o que é verdadeiro ou não. Sem contar que a mentira afasta as pessoas, desfaz a comunhão e faz com que as pessoas se tornem egoístas, de modo que não se pensa mais em respeitar o próximo. Por esses motivos, a Palavra de Deus destaca os malefícios que a mentira traz para as relações (Ef 4.25).
O terceiro tópico tem como título “É Preciso Falar Sempre a Verdade”. Neste tópico, seus alunos serão encorajados a adotarem a verdade como um estilo de vida. Isso significa que falar a verdade para o crente não se trata apenas de uma atitude isolada, e sim do compromisso fiel com a prática da Palavra de Deus. Como seguidores de Cristo e anunciadores do Evangelho, falar a verdade trata-se de manter a coerência entre o ensinamento das Escrituras Sagradas e o exercício da fé cristã, isto é, sendo não apenas ouvinte ou comunicador, mas praticante da verdade que ensinamos (Cl 3.9,10).
Caro(a) professor(a), para endossar os ensinamentos elencados nesta lição, compartilhe com seus alunos algumas frases escritas em cartões. As frases devem conter passagens bíblicas com informações que mostrem os nomes dos personagens e os acontecimentos mais relevantes. Em algumas frases, troque o nome dos personagens e pergunte aos alunos se a respectiva informação é verdadeira ou não. À medida que eles responderem, convide-os a abrir a Bíblia no texto que comprova se a informação é verdadeira ou não. Exemplo: O profeta Ezequiel foi lançado na cova dos leões: FALSO. O profeta Daniel é quem foi lançado na cova dos leões (cf. Dn 6.16).
Tenha uma excelente aula!