Lição 8 – Diga não à preguiça!
A lição de hoje encontra-se em: Provérbios 6.6-11; 24.30-34.
Tópicos da Lição:
1. É PRECISO COMEÇAR
2. PLANEJANDO É QUE A GENTE SE ENTENDE
3. 1, 2, 3, AÇÃO!
Prezado(a) professor da classe de Pré-adolescentes, a Paz do Senhor!
Na lição desta semana, seus alunos estudarão sobre como lidar com a preguiça. Esse comportamento é natural na fase em que eles estão vivendo. Entretanto, o problema nessa ocasião é quando a preguiça se torna um hábito contumaz na vida do pré-adolescente. Por essa razão, é fundamental ajudá-los a organizar uma rotina que os ajude a serem mais disciplinado a fim de que a preguiça não se torne um empecilho para a execução das tarefas.
Ensinar seus alunos a serem disciplinados é indispensável. Desenvolver a disciplina fará com que eles alcancem resultados significativos em várias áreas da vida, inclusive nos estudos e na área profissional (1 Tm 4.15). Alunos que são disciplinados e organizados em seus estudos, alcançam as melhores vagas em vestibulares de acesso a escolas que apresentam alta qualidade de ensino, bem como às melhores faculdades. Semelhantemente, na vida profissional, os mais dedicados e disciplinados ocupam os melhores cargos em diversas empresas.
Estimular seus alunos a serem pessoas disciplinadas desde cedo é indispensável para que alcancem um futuro de excelência. A partir de estratégias adequadas e muito planejamento, seus alunos vencerão a preguiça e alcançarão resultados significativos. Para que os seus alunos compreendam melhor como lidar com a preguiça a lição destaca três tópicos que abordam este tema:
O primeiro tópico da lição, que tem como título “É Preciso Começar”, destaca que a pré-adolescência é uma fase de transição para a adolescência. Nessa ocasião, é comum que aumentem as responsabilidades. Sendo assim, criar uma rotina de tarefas ajudará seus alunos a vencerem as barreiras impostas pela preguiça (Pv 19.15). Admitir que temos dificuldades para realizar determinas tarefas é o primeiro passo para lidarmos com as nossas limitações.
O segundo tópico, que tem como título “Planejando é Que a Gente se Entende” aponta que uma das estratégias para vencermos as barreiras impostas pela preguiça é o planejamento (Pv 15.22). O primeiro passo para um bom planejamento é identificar o objetivo. Traçar um objetivo específico ajudará seus alunos a organizar as ações necessárias para alcançá-lo. É importante que essas informações estejam registradas em uma folha de papel. Anotar as informações ajudará seus alunos a não se esquecerem do que precisam executar. O próximo passo é organizar os recursos necessários para a prática das ações. Após organizar as ideias e anotá-las em ordem, finalmente, seus alunos precisam praticá-las a partir de um roteiro que chamamos de estratégia. Traçar o caminho e as etapas para execução do plano requer delimitar tempo. Essa ordenação das ações ajudará seus alunos e seguirem um passo a passo que os levarão aos resultados esperados.
O terceiro tópico tem como título “1, 2, 3, Ação!”. Neste tópico, seus alunos são convidados a analisarem suas ações a partir do que foi planejado. Muitos empecilhos poderão surgir à frente deles para que não alcancem os objetivos. Para superar essas dificuldades, algumas ações são necessárias, dentre as quais, estão: manter o foco no objetivo. É importante que seus alunos aproveitem as oportunidades que estão diante deles. Muitas vezes, as circunstâncias tentarão distraí-los para que descuidem do compromisso. Por esse motivo, é fundamental manter o foco nos objetivos sem duvidar. O medo de falhar não pode ser maior do que a vontade de acertar. Ainda que os seus alunos errem, é necessário aprender lidar com os erros e continuar a jornada (Hb 12.7). Essa postura resiliente fará com que os seus alunos vençam seus maiores temores e superem suas limitações.
Professor(a), para fixar os ensinamentos extraídos desta lição, organize com seus alunos um plano de ação. Ensine-os a planejar uma rotina de ações que precisam ser praticadas ao longo da semana. Isso fará com que eles aprendam a criar o hábito de vencer etapas dentro de um tempo determinado. Dessa forma, a procrastinação, o desânimo e a desordem serão superados. Siga o modelo básico a seguir e adapte-o de acordo com a realidade da sua classe.
Exemplo:
PLANO DE AÇÃO NOME: |
AÇÃO/OBJETIVO | RECURSOS | ESTRATÉGIA | TEMPO INÍCIO | TEMPO TÉRMINO | STATUS |