Lição 8 – Deus nosso protetor
OBJETIVO DA LIÇÃO
Ensinar às crianças que Deus nos garante proteção contra todo tipo de mal.
PREZADA PROFESSORA
Para o nosso fortalecimento espiritual, vamos meditar mais profundamente no texto bíblico desta semana? Na lição, passamos apenas aquilo que uma criança do maternal é capaz de compreender em uma aula. Entre nós, porém, o alimento pode ser mais sólido, não é? “Deus é um abrigo, um refúgio quando sentimos medo. A fé do salmista no Deus Todo-Poderoso como protetor, ajudou-o a atravessar todos os perigos e temores da vida. Isto deve moldar a nossa confiança: trocar todos os nossos temores pela fé em Deus, não importando quão intensos possam ser. Para fazer isto, devemos viver e permanecer nEle (v. 1). Confiando-nos à sua proteção e garantia a nossa devoção diária a Ele, estaremos a salvo” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, p. 797).
ESPAÇO DA CONVIVÊNCIA
Professora, não esqueça de que você precisa chegar antes dos alunos. Verifique se a sala está limpa e organizada. Realize as tarefas iniciais, escolha o ajudante do dia para recolher as ofertas, distribua as revistas, cante um corinho e ore com os alunos preparando-os para o momento da lição.
OFICINA DE IDEIAS
“Reforce a mensagem de que ‘Deus é o nosso protetor’, fazendo a seguinte brincadeira:
Agora, crianças, vamos fazer ginástica. Todos de pé, repetindo o exercício: (Vá falando e fazendo os gestos apropriados.) Deus cuida de mim (aponte os indicadores para o próprio peito).
Deus me cerca por cima (levante bem os braços, e movimente as mãos acima da cabeça, como se fizesse uma barreira).
Deus me cerca por baixo (curve-se e faça a mesma “barreira” junto aos pés).
Deus me cerca de um lado (lance ambos os braços ao redor do corpo, pela esquerda).
Deus me cerca do outro lado (repita o movimento pela direita).
Deus me cerca por trás (leve os braços às costas, abraçando-se por trás).
Deus me cerca pela frente (abrace-se pela frente), e eu fico bem guardado!” (DORETO, Marta. Lições Bíblicas Maternal. Rio de Janeiro: CPAD).
ATÉ LOGO
Relembre o versículo do dia com eles. Faça uma oração breve, pedindo a Deus que os proteja onde estiverem e também os colegas que não puderam ir à Escola Dominical. Lembre-os que Daniel orava três vezes por dia e diga para que orem em casa também. Despeça-os com um abraço afetuoso e diga que no próximo domingo eles aprenderão mais coisas que acontecem quando eles oram.
Que Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!