Lição 7 – Fuja das Tentações
A lição de hoje encontra-se em: Provérbios 2.11-19; 14.16.
Tópicos da Lição:
1. REJEITANDO OS CONVITES ERRADOS
2. COMBATENDO OS MAUS PENSAMENTOS
3. INVESTINDO TEMPO NA PRESENÇA DE DEUS
Prezado(a) professor da classe de Pré-adolescentes, a Paz do Senhor!
A lição deste fim de semana apresenta um assunto fundamental para os seus alunos que estão no início da adolescência. Nesta fase, as mudanças no corpo e na mente fazem com que seus alunos sintam-se atraídos pelas ofertas do mundo e por novos relacionamentos. É uma fase que requer o acompanhamento de conselheiros experientes. Caso contrário, pode ser marcada por escolhas erradas e decisões equivocadas.
Além do aconselhamento, seus alunos precisam também de pessoas que possam ser confidentes fiéis e comprometidos com o amadurecimento e crescimento espiritual deles. Pré-adolescentes são extremamente sensíveis e desanimam com facilidade. Por essa razão, precisam continuamente de uma palavra de encorajamento e estímulo quanto à fé (1 Co 16.13). Logo, sua amizade e apoio são indispensáveis para a vida espiritual de seus alunos.
Para que os seus alunos compreendam melhor como lidar com as tentações, a lição destaca três tópicos que abordam este tema:
O primeiro tópico da lição, que tem como título “Rejeitando os Convites Errados”, ressalta a diferença entre a tentação e a provação. Neste tópico, seus alunos devem aprender que a tentação não vem de Deus, mas trata-se das inclinações da própria natureza humana comprometida pelo pecado original no Eden (Gn 3). Em decorrência disso, o ser humano sente em seu corpo uma batalha para que não faça o que agrada a Deus (Rm 7.15-25). Esse processo deve ser explicado aos seus alunos a fim de que aprendam a lidar com as tentações e obedeçam à Palavra de Deus. De outra forma, a provação trata-se de uma estratégia que o próprio Deus submete os seus servos na intenção de fortalecer a fé no crente e amadurecê-lo espiritualmente (Tg 1.2-4).
O segundo tópico, que tem como título “Combatendo os Maus Pensamentos” explica que a batalha para o homem pecar começa no pensamento. O tentador se apresenta diante dos pré-adolescentes por intermédio de facilidades, convites para lugares pecaminosos sem o consentimento dos pais, falsos conselhos, más conversações e oportunidades para pecar. Em um primeiro momento, essas más influências não parecem ser prejudiciais para a vida espiritual e se apresentam até mesmo com aparência de bondade, porém os seus caminhos se revelam como traiçoeiros e pecaminosos. Por esse motivo, seus alunos precisam aprender lidar com tais situações buscando as coisas que são do Alto (Rm 12.1,2; Cl 3.2).
O terceiro tópico tem como título “Investindo Tempo na Presença de Deus”. Neste tópico, seus alunos são encorajados a investir tempo no relacionamento com o Senhor. Para tanto, alguns hábitos são indispensáveis como a oração e a leitura da Palavra. Investir tempo na presença de Deus faz com que a mente se encha de bons pensamentos e conhecimentos espirituais necessários para uma vida cristã pacífica. Além de um devocional diário regular, ler a Bíblia é fundamental para ouvir a voz de Deus e conhecer seus conselhos para uma vida frutífera.
Professor(a), para fixar os conteúdos apresentados, explique aos seus alunos as três áreas da natureza humana em que o ser humano é tentado. A partir do texto de 1 João 2.16,17 (NTLH), aponte que: a. Os maus desejos da natureza humana; b. A vontade de ter o que agrada aos olhos; c. O orgulho pelas coisas da vida; revela essas três áreas. Estude este texto bíblico com os alunos e mostre que a Palavra de Deus nos ensina a lidar com as tentações.
Tenha uma excelente aula!