Lição 6 – Preservando boas amizades
A lição de hoje encontra-se em: Provérbios 17.17; 18.24.
Tópicos da Lição:
1. AMIGOS DE VERDADE
2. DESCOBRINDO AMIGOS EM TEMPOS DIFÍCEIS
3. AMIZADES QUE NOS APROXIMAM DE DEUS
Amigo(a) professor da classe de Pré-adolescentes, a Paz do Senhor!
Na aula desta semana, seus alunos aprenderão como identificar uma amizade verdadeira. Retornar ao assunto das “amizades” é indispensável, haja vista que, nesta fase da vida, seus alunos estão à procura de identificação com os grupos sociais e o sentimento de pertencimento se faz presente de forma significativa. Nesse sentido, cultivar boas amizades é fundamental para que tenhamos maior confiança para alcançarmos bons resultados. A verdade é que, ao longo da vida, precisamos de boas amizades que são fundamentais para que possamos crescer espiritualmente e alcançar as promessas que Deus tem para nossas vidas (Pv 18.24). Ninguém consegue ir tão longe sozinho.
Umas das características fundamentais da pré-adolescência é a capacidade de socialização. Fazer novas amizades é natural nesta fase, haja vista que os seus alunos estão em fase de transformação mental e física. O interesse por novos assuntos e as aflições por ter que lidar com as alterações de humor fazem parte dessa nova realidade experimentada nesta fase. Por essa razão, eles precisam de alguém que possa mentoreá-los e aconselhá-los no que for necessário (Pv 12.15; 19.20,21).
Para que os seus alunos compreendam melhor sobre a importância das “boas amizades”, a lição destaca três tópicos que abordam este tema:
O primeiro tópico da lição, que tem como título “Amigos de Verdade”, destaca as qualidades das verdadeiras amizades. Amigos de verdade, certamente, não influenciarão seus alunos a praticar o pecado. O amor ao próximo, a sinceridade, o respeito, a honestidade, a ajuda mútua e a confiança são aspectos que fazem parte da verdadeira amizade (Ec 4.9-12). Ao eleger amigos, seus alunos devem identificar se esses aspectos estão presente na relação que estão construindo com os novos amigos.
O segundo tópico, que tem como título “Descobrindo Amigos em Tempos Difíceis”, apresenta os tipos de amizades. Algumas pessoas são mais próximas, comunicativas, extrovertidas. Outras, porém, apresentam características inversas a essas, mas isso não significa que sejam menos amigas. Cada pessoa apresenta um conjunto de características específicas que expressam a sua personalidade. O fato é que, independentemente do perfil da amizade, nenhuma delas é perfeita. É preciso que seus alunos tenham isso em mente para que não se decepcionem com as amizades (Pv 17.17).
O terceiro tópico tem como título “Amizades que nos Aproximam de Deus”. Este tópico aborda a influência das amizades. À medida que passamos tempo ao lado das pessoas, desenvolvemos o estilo parecido com elas. Isso exigirá de seus alunos que eles pensem melhor sobre as pessoas que, de fato, devem fazer parte do seu ciclo de amizades. É natural que sejamos influenciados e influenciemos as pessoas que são mais próximas de nós e, por esse motivo, as amizades precisam ser selecionadas com cuidado (Tg 4.4).
Caro(a) professor(a), aproveite a aula e, com a ajuda dos alunos, prepare um cartaz com as características que identificam as verdadeiras amizades que devemos nutrir. Em uma outra coluna no mesmo cartaz, aponte também as características que fazem parte das amizades que não devemos ter por perto. Ao final, recapitule as informações com seus alunos e abra espaço para perguntas sobre o assunto.
Tenha uma ótima aula!