Lição 6 – O Reino de Acabe e a sua idolatria
TEXTO BÍBLICO
1 Reis 16.29-34; 18.1-21
OBJETIVO DA LIÇÃO
Assinar que é preciso assumir um compromisso verdadeiro e inteiro com Deus.
Prezado(a) professor(a), a paz do Senhor Jesus.
Na lição desta semana, seus alunos aprenderão sobre a história de Acabe, um rei que foi desobediente à voz de Deus. Ele era completamente influenciado pela sua esposa Jezabel, uma mulher idólatra, que mandou matar todos os profetas do Senhor (1 Rs 16.31). Nesse tempo, a idolatria prevalecia em Israel. O povo adorava a Baal, considerado o “deus” responsável pela chuva e que, na crença pagã daqueles dias, fazia a terra produzir os seus frutos. Entretanto, os israelitas conheciam a Lei do Senhor e sabiam que somente o verdadeiro Deus de Israel poderia enviar a chuva e fazê-los prosperar (Is 46.9).
Na intenção de convencer os israelitas de seus erros, o Senhor levantou um poderoso profeta em Samaria, chamado Elias. Esse profeta foi instrumento de Deus para anunciar uma palavra de que não haveria chuva em Israel durante três anos e meio (1 Rs 17.1). E assim aconteceu, pois durante esse período os ribeiros se secaram e houve seca naquelas terras.
Ensinamentos extraídos da Lição
Algumas lições podem ser extraídas dessa história e ensinadas aos Juniores. Em primeiro lugar, Deus operou esse milagre por intermédio de seu servo, o profeta Elias, para mostrar que somente Ele, o verdadeiro Senhor, tem o domínio sobre todas as coisas. Nenhum “deus”, idolatrado pelos homens, tem poder sobre as forças da natureza para mudar aquilo que o Deus Criador determinou (Sl 103.19). Somente o Deus de Israel poderia mudar aquela situação e isso só aconteceria se o povo, verdadeiramente, e arrependesse dos seus pecados e se voltasse para Deus.
Vale destacar que todos os males que haviam acometido o Reino do Norte são consequências da desobediência do povo, mas, principalmente, da desobediência do rei Acabe (1 Rs 16.29-33). Ele, mesmo conhecendo a vontade de Deus, decidiu casar-se com uma mulher idólatra que conduzia Israel pelo caminho do pecado contra Deus. O fim não poderia ser outro a não ser a morte e o sofrimento sobre os desobedientes.
Método sugerido
Professor(a), para fixar os ensinamentos da lição desta semana, relacione todos os pecados cometidos por Israel e pelo rei Acabe. Em seguida, confeccione com a ajuda dos alunos um grande cartaz com os títulos “CAUSA — CONSEQUÊNCIA”. Liste abaixo de cada coluna os erros cometidos por eles e as consequências que resultaram de suas más escolhas. Ao final, mostre aos alunos que da mesma forma acontece conosco quando cometemos erros. Solicite aos alunos que, em uma folha à parte, façam o mesmo com relação às usas escolhas e reforce a importância de buscarmos a Deus de todo o coração.
Tenha uma ótima aula.