Lição 5 – Amigos de Deus são inimigos do pecado
LEITURA BÍBLICA:
Gênesis 15
OBJETIVO: Que o aluno saiba que Deus é um amigo fiel e que, para sermos amigos de Deus, precisamos ser inimigos do pecado.
PONTO CENTRAL: Deus nos ama e quer ser o nosso melhor amigo.
MEMÓRIA EM AÇÃO: “Tudo isso é feito por Deus, o qual, por meio de Cristo, nos transforma de inimigos em amigos dele […]” (2 Coríntios 5.18).
Querido professor, como vai a sua amizade com o Deus Salvador? Não podemos ensinar sobre o que não vivemos. Se a sua comunhão com Cristo se limita a ritos na igreja; orações e leitura bíblica mecânicas; se enxerga o Criador de maneira severa e distante, como os seus alunos crerão, quando os transmitir o ponto central desta lição? E quanto ao seu testemunho, você tem sido inimigo(a) do pecado?
É muito importante frisar que a inimizade contra os pecadores também é pecado. É preciso explicar isso aos pequeninos, já que na prática até os adultos confundem. Mas ao observarmos o comportamento de Jesus, narrado nos Evangelhos, percebemos um aparente paradoxo: Ele combatia o pecado, mas acolhia e era até mesmo amigo do pecador. Embora andasse cercado por pessoas consideradas de má fama, o proceder de Jesus foi impecável, mostrando-nos que é possível estar no mundo, sem se contaminar com o mal que há nele.
Após narrar a história e aplicar todo o conteúdo pedagógico de sua revista, promova uma rápida brincadeira, a fim de conhecer e ampliar o conhecimento moral e senso de ética cristã, a respeito do que os seus Primários entendem por pecado.
Escreva na lousa, quadro ou cartaz que fique em evidência onde todos possam ler dois títulos, um ao lado do outro separado por uma linha divisória: “Amigos de Deus” e “Amigos do pecado”. Em seguida, peça que os próprios Primários escrevam em tirinhas de papel, separadamente, atitudes que consideram aumentar sua a amizade com Deus, deixando-o feliz; e atitudes que os afastam do Senhor. (As crianças ainda em processo de alfabetização podem ditar para que você escreva). Assim, as situações analisadas serão ainda mais centradas na realidade e faixa etária de seus alunos.
Nenhum outro professor, por mais especializado academicamente que seja, conhece melhor os seus alunos do que você. Por isso, aproveite a brincadeira para também inserir sugestões com base nas peculiaridades e necessidades específicas de serem trabalhadas em sua classe. Por exemplo: se tem observado muitas brigas por não querer compartilhar; ou por ciúmes; mentiras etc. aproveite a oportunidade, colocando-as no sorteio a fim de tratar tais comportamentos.
Em seguida, misture as tirinhas e peça que um aluno voluntário por vez sorteie e analise se tal ação os aproxima ou os afasta de Deus, colando-a no quadro, no local adequado. Você pode usar fita dupla face ou fita adesiva comum dobrada para fixar.
Reforce que se quisermos ser amigos de Deus, precisamos ser como Abraão, andar em obediência a Ele, fazendo o bem e evitando praticar o que é errado.
Ninguém fala firmemente sobre o desenvolvimento moral, em nossos dias, sem mencionar o nome de Kohlberg. Lawrence Kohlberg identificou os “estágios” e níveis do método Piaget como raciocínio moral. Eis aqui uma breve descrição dos quatro níveis e dos estágios em cada um deles.
Nível Pré-moral. Estágio 0: Até a fase em que começa engatinhar, a criança não é capaz de entender ou raciocinar sobre todos os assuntos morais. Ela ainda não faz ideia do que é ter obrigações para com os outros, nem sobre o que é autoridade. Para ela, o bom é o que é agradável, e o mau, o que causa dor. Ela faz o quer ou pode fazer.
Nível Pré-convencional. A criança que recebe disciplina cresce de modo a ser sensível à maneira como sua sociedade rotula o bom e o mau, o certo e o errado. Mostra-se sensível em razão das consequências para si própria. Estágio 1: Neste primeiro estágio, a criança é guiada pela punição ou recompensa. Ela acata a autoridade ou poder não porque tenha respeito, mas porque é “bom” evitar a punição. Estágio 2: Neste estágio, a criança é guiada pela satisfação. Este estágio é caracterizado pelo dizer: “Você é bom para mim e eu vou ser bom para você”. Muitas crianças do primário estão nos Estágios 1 ou 2 do Nível Pré-convencional.
[…] O professor cristão necessita colocar Deus em todo ensinamento do raciocínio moral. No Estágio 1, onde a criança é guiada pelas consequências da punição ou recompensa, é inteiramente apropriado ensinar que Deus pune o pecado e retribui o que é bom. Muitas histórias da Bíblia mostram isto de forma clara e concretamente. (BEECHICK, Ruth. Como ensinar Crianças do Primário. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, pp. 13- 16).
O Senhor a abençoe e capacite. Boa aula!