Lição 4 – A Importância da Disciplina
A lição de hoje encontra-se em: Provérbios 3.11,12; Hebreus 12.5-8.
Tópicos da Lição:
1. NINGUÉM GOSTA DE SER CORRIGIDO
2. A DISCIPLINA É NECESSÁRIA
3. DEUS REPREENDE E CORRIGE AQUELES QUE ELE AMA
Prezado(a) professor da classe de Pré-adolescentes, a Paz do Senhor!
Na lição desta semana, seus alunos verão que assim como a disciplina dos pais e responsáveis tem a pretensão de nos ensinar a praticar o que é certo, a disciplina do Senhor busca aprimorar em cada um de nós o caráter cristão. Compreender de que forma a disciplina de Deus age em nosso caráter é fundamental para que saibamos aceitar a sua correção. Muitos dos seus alunos não sabem o que significa disciplina e qual a maneira correta que ela deve ser aplicada.
Na maioria das vezes, o entendimento que temos da disciplina vem da experiência como os nossos pais ou responsáveis nos disciplinaram. Alguns responsáveis são mais rigorosos, outros são mais flexíveis e carinhosos. Seja qual for o contexto em que os seus alunos foram criados, é importante ensiná-los o valor da disciplina e o bom resultado que ela traz para as nossas vidas. Pode acontecer de alguns de seus alunos terem sido severamente disciplinados. Considere esse aspecto e trabalhe com eles a perspectiva do perdão e do amor de Deus que cura as nossas feridas e nos ensinam a exercer a disciplina com base nas Escrituras Sagradas (Sl 103.13).
Para que os seus alunos compreendam melhor sobre a importância da disciplina, a lição destaca três tópicos que abordam como eles devem proceder:
O primeiro tópico da lição, que tem como título “Ninguém Gosta de Ser Corrigido”, destaca que a disciplina no início não parece ser proveitosa. Afinal de contas, ninguém se agrada em ver os seus erros sendo expostos (Hb 12.11). Para alguns, a impressão que se tem é que a disciplina trata-se de uma punição ou castigo para aqueles que são desobedientes. Entretanto, não se trata de impor a submissão pelo medo, e sim de revelar o amor de Deus que deseja que seus filhos trilhem pelo caminho da verdade e permaneçam na comunhão com Deus.
O segundo tópico, que tem como título “A Disciplina é Necessária” mostra que a disciplina é necessária porque carecemos da ajuda do Espírito Santo para abandonarmos as práticas erradas que não agradam a Deus (Rm 7.22-25). O Senhor nos disciplina para que tenhamos uma mudança de comportamento. Somente aprendendo a Palavra de Deus e conhecendo a sua vontade é que teremos a oportunidade de produzir o Fruto do Espírito (Gl 5.16,22-24). Além disso, é importante destacar que a exortação de Deus é semelhante ao pai que ensina o seu filho e deseja sempre o melhor para ele. Isso significa que a correção de Deus é feita com amor e não para nos humilhar. O Senhor se alegra quando os seus filhos agem corretamente.
O terceiro tópico tem como título “Deus Repreende e Corrige Aqueles que Ele Ama” ressalta que a disciplina é uma expressão do amor paternal de Deus por seus filhos. A correção é um sinal de que Ele nos ama (Pv 3.12). Se Deus não se preocupasse conosco, ficaríamos sem disciplina, entregue às nossas vontades. Entretanto, a disciplina é uma forma de Deus moldar o nosso comportamento para que possamos crescer espiritualmente e não permanecermos como crianças espirituais que se deixam levar por qualquer informação duvidosa.
Professor(a), para que seus alunos compreendam e guardem os ensinamentos expostos nesta lição, escreva no quadro uma série de regras que os seus alunos devem cumprir ao longo da semana. Elabore uma rotina semanal com atividades diárias para servir de modelo. Em seguida, solicite que cada aluno prepare a sua própria tabela. A ideia é que eles a levem para casa e mostrem aos seus responsáveis que as ajudarão a cumpri-las a fim de que se tornem pessoas mais disciplinadas e organizadas. Incentive-as a cumprirem o planejado com afinco.
Tenha uma ótima aula!