Lição 2 – Sobre as Falsas Amizades
A lição de hoje encontra-se em: Salmos 1; Provérbios 1.10-19.
Tópicos da Lição:
1. AMIGOS? SERÁ?
2. DIGA-ME COM QUEM ANDAS!
3. AMIZADES QUE PREJUDICAM A COMUNHÃO COM DEUS
Prezado(a) professor da classe de Pré-adolescentes, a Paz do Senhor!
Na lição desta semana, seus alunos aprenderão sobre o cuidado com as falsas amizades. Os pré-adolescentes estão em fase de construção social e, para tanto, procuram grupos sociais com os quais possam se identificar. É natural que eles passem a observar outros pré-adolescentes que apresentam características parecidas e compartilhem de assuntos semelhantes. Os que estão iniciando nesta fase procuram obter nos mais velhos uma referência de comportamento para que possam se guiar e encontrar a melhor forma de serem aceitos nos grupos sociais. Nessa ocasião, surgem as amizades que exercem influência direta na construção social de seus alunos. Entender essa dinâmica é fundamental para que você, professor(a), saiba como lidar com seus alunos.
Para que os seus alunos compreendam melhor sobre o cuidado com as falsas amizades, a lição destaca três tópicos que abordam como eles devem proceder:
O primeiro tópico da lição, que tem como título “Amigos? Será?”, destaca os perigos das falsas amizades. O estudo desta lição aponta que há amizades que devem ser tratadas com cuidado, haja vista que não são sinceras. Por esse motivo, seus alunos precisam aprender a identificar quais são as características que revelam tais amizades não são verdadeiras e, portanto, devem ser evitadas (1 Co 15.33). Há amizades que não podem ser evitadas, porém não devem ser nutridas. Conviver com essas amizades é uma questão de respeito ao próximo, todavia, isso não significa que seus alunos devem imitar os seus comportamentos ou manter vínculo com elas (Jr 9.4,5). O principal aspecto que deve ser considerado para identificar essas amizades é o fato de que elas influenciam ou não a obedecer a Deus.
O segundo tópico, que tem como título “Diga-me com Quem Andas” mostra o perigo da influência das falsas amizades para a vida de seus alunos. Nesta fase da vida, muitos colegas na escola podem influenciar seus alunos a desenvolverem comportamento rebeldes ou mesmo opressor em relação a outros alunos que consideram mais frágeis ou de pouca influência. O resultado dessa postura é o tão conhecido “bulliyng”. Como servos de Deus em meio a uma geração corrompida, seus alunos devem fazer a diferença, comprometendo-se com o amor do Evangelho de Cristo, não apenas rejeitando a opressão aos colegas como também denunciarem esse tipo de comportamento nocivo. Reforce que seus alunos foram chamados a influenciar positivamente o mundo a partir da mensagem do Evangelho, e a não permitirem que sejam influenciados por comportamentos mundanos e contrários à Palavra de Deus (Pv 19.4).
O terceiro tópico tem como título “Amizades que Prejudicam a Comunhão com Deus” ressalta que selecionar boas amizades é escolher entre aquelas que nos tornam amigos de Deus em detrimento daquelas que nos tornam inimigos de Deus. Enfatize que a nossa comunhão com Deus foi resgatada por um alto preço pago por Jesus sobre a cruz e, portanto, deve ser tratada com zelo (1 Pe 1.18-23). O que afasta o ser humano de Deus é o pecado e, por esse motivo, seus alunos precisam estar atentos aos convites que tentam desviá-los da obediência à Palavra de Deus.
Professor(a), para que seus alunos compreendam e guardem os ensinamentos expostos nesta lição, converse com eles a respeito do “bulliyng”. Elabore um mapa conceitual no quadro, explique o que significa esse termo e pergunte aos seus alunos o que é preciso para combater esse tipo agressão na escola. Mostre aos seus alunos que, como cristão, não podemos ficar passivos e aceitar que o mal se perpetue em nossas escolas. Muito pelo contrário, precisamos assumir uma postura oposta a todo comportamento que contraria os ensinamentos bíblicos.
Tenha uma ótima aula!