Lição 2 – Compreendendo o que é Amor-próprio
Leitura Bíblica: Mateus 22.36-39
A mensagem: “E o segundo mais importante é parecido com o primeiro: ‘Ame os outros como você ama a você mesmo’.” Mateus 22.39
Objetivos:
DEFINIR o que é autoestima, demonstrando sua relação com a identidade do adolescente;
EXPLICAR o princípio do amor- -próprio;
APONTAR a necessidade de filtrar as influências da mídia e dos amigos.
Professoras e Professores,
A Paz do Senhor Jesus!
DEUS REALMENTE SE IMPORTA COMIGO?
“Sim, Deus se importa, não somente com a sua alma, mas, igualmente, com o seu bem-estar físico, psicológico e emocional. Afinal, o que é o bem-estar? De acordo com o Dicionário Aurélio é o estado de perfeita satisfação física ou moral; conforto.
1. Bem-estar físico.
O amoroso Pai quer que tenhamos perfeita saúde, como reconhece o salmista Davi: “É ele que perdoa todas as tuas iniquidades e sara todas as tuas enfermidades” (Sl 103.3).
E se tivermos de ser provados pela doença, Ele nos conforta no leito: “O Senhor o sustentará no leito da enfermidade” (SI 41.3 a).
2. Bem-estar psicológico.
Não fomos chamados por Cristo para vivermos deprimidos e traumatizados. Ele quer que desfrutemos de um perfeito bem- -estar psicológico, conforme nos promete Deus, através de Isaías: “Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti” (Is 26.3).
3. Bem-estar emocional.
Não são poucas as pessoas que, atualmente, enfrentam desequilíbrio emocional. Na Palavra de Deus, porém, aprendemos a educar nossas emoções: “Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza. Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo” (SI 46.2-4).
Que Deus se importa com você, não há dúvida. No entanto, você se importa com Deus? Aliás, Ele sempre se importou com você.”
Boa aula!
Lembre-se, a missão não pode parar!
Fonte: Revista Lições Bíblicas O Caminho para o Céu. Rio de Janeiro: CPAD, p.8,9.