Lição 13 – Trabalhando com Missões
A lição de hoje encontra-se em: Marcos 16.15; Romanos 10.13-15.
Tópicos da Lição:
1. ANUNCIANDO O EVANGELHO A TODAS AS PESSOAS
2. COMO OUVIRÃO SE NÃO HÁ QUEM PREGUE?
3. É PRECISO ENVIAR PESSOAS QUE ANUNCIEM O EVANGELHO
A paz do Senhor, professor(a) da classe de Pré-adolescentes!
A lição desta semana tem como título “Trabalhando Com Missões”. Nesta aula, seus alunos aprenderão sobre a importância de envolver a igreja com o trabalho de Missões. Assim como o Evangelismo, Missões é um projeto que está intrinsecamente ligado à igreja. O Senhor Jesus disse que o “Ide” deveria ser por todo o mundo (Mc 16.15), isto é, não apenas às pessoas que estão ao nosso redor, mas que a igreja deveria também ter a preocupação com povos distantes. O fato é que em muitos lugares não há liberdade de expressão ou permissão das autoridades governamentais para pregar o Evangelho.
Há muitas igrejas que não realizam o trabalho de conscientização missionária. Entretanto, tratar a temática “Missões” é extremamente necessário. Seus alunos precisam compreender desde cedo a importância da obra missionária. Esse projeto pode ser realizado por meio dos joelhos que se dobram e intercedem pelo avanço da pregação do Evangelho; pelas mãos que ofertam e sustentam financeiramente os trabalhos missionários; pelos pés dos que anunciam as “Boas-Novas” da Salvação aos pecadores.
Para que os seus alunos compreendam melhor sobre a importância de Missões, a lição destaca três tópicos que abordam como a igreja deve proceder:
O primeiro tópico, que tem por título “Anunciando o Evangelho a Todas as Pessoas”, destaca que fazer Missões não é apenas um privilégio, mas também um dever da igreja. A missão prioritária da igreja é pregar o Evangelho (cf. Mt 28.19,20). Nenhuma programação da igreja, por mais importante que seja, se compara com o trabalho de discipulado. Fazer discípulos vai além de tornar alguém membro da igreja, é ganhá-lo(a) para Cristo de modo que essa pessoa se torne, de fato, alguém comprometido com os princípios e valores do Evangelho anunciado por Jesus (1 Pe 2.21). Por essa razão, a pregação do Evangelho não vê distinção de idade, nível acadêmico ou qualquer circunstância que impeça alguém de pregar a Palavra. Seus alunos, apesar da pouca idade, são instrumentos que Deus quer usar na sua obra.
O segundo tópico, que tem por título “Como Ouvirão se Não Há quem Pregue?”, ressalta que o discipulado requer envolvimento das pessoas. A igreja deve ser não apenas conscientizada, mas também orientada a participar do trabalho missionário das diversas maneiras, seja orando, apoiando financeiramente ou mesmo indo aos lugares mais distantes para pregar o Evangelho. Seja qual for a forma, vale ressaltar que o comprometimento dos pré-adolescentes com Missões deve ser estimulado.
O terceiro tópico, que tem como título “É Preciso Enviar Pessoas que Anunciem o Evangelho”, aponta para a importância de se enviar pessoas para a realização do serviço missionário. É fato que nem todas as pessoas terão a disponibilidade de deixar os compromissos pessoais ligados à vida acadêmica, familiar e profissional para ir ao campo missionário anunciar a Palavra. Entretanto, Deus separou pessoas com essa aptidão para o preparo e serviço exclusivo à obra missionária. Esse preparo se dá a partir do exemplo de Jesus ao treinar seus discípulos a discipularem outras pessoas (Lc 10.1-24). O método do Mestre pode ser visto nos Evangelhos em ocasiões em que Ele envia os seus discípulos de dois em dois ou mesmo nas orientações particulares a respeito de conceitos compartilhados com os doze, dentre eles a importância do amor ao próximo, bem como da obediência irrestrita aos ensinamentos das Escrituras Sagradas (Mc 6.7-13; Jo 13.31—16.33).
Para fixar os ensinamentos destacados nesta lição, organize com os alunos um momento missionário ao final da Escola Dominical. Peça a autorização do pastor e apresente com a classe alguns cartazes que trazem informações sobre o campo missionário, estatísticas sobre o trabalho realizado pelas agências de Missões e convide toda a igreja a interceder pelos missionários que estão anunciando a Palavra, mesmo com as dificuldades encontradas no campo.
Que Deus abençoe a sua classe. Tenha uma ótima aula!