Lição 12 – Papai do Céu protege Paulo da tempestade
Assunto da Lição: Tempestade
Para memorizar: “Mas eu abençoarei aquele que confia em mim, aquele que tem fé em mim, o Senhor.” (Jeremias 17.7)
Orientações Iniciais
Professor(a), você já assistiu à apresentação deste trimestre em nosso canal no Youtube? Ainda dá tempo de ficar informado de tudo que será estudado neste trimestre. Acesse o link (https://youtu.be/CVagIJUA9tw) e veja o que preparamos.
Nesta aula, seus alunos deverão ser estimulados a entender que em toda situação devemos confiar em Deus; e saber que Deus está conosco mesmo quando estamos com medo. Partindo desses objetivos, é importante que a sua aula seja planejada para que não haja imprevistos que prejudiquem o seu desenvolvimento e o alcance da meta proposta.
Ensinando valores
A história de hoje ensina as crianças a ter confiança em Deus em todos os momentos, até nos menos prováveis. Saber que temos um Deus que cuida de nós em cada detalhe, é gratificante.
Ensinando a história
“As crianças do Jardim de Infância têm um aguçado interesse em aprender novas palavras. Mais prontamente aprendem as palavras concretas — pastor, pescador, túmulo. No entanto, mesmo as palavras concretas podem ter um significado mais abrangente do que as crianças são capazes de perceber. Por exemplo, a palavra rei traz à nossa mente tudo o que sabemos sobre reinar nacionalmente, lidando com outros líderes internacionais, realeza hereditária e outras ideias. A criança aprende apenas alguns detalhes específicos retratados nas histórias — os reis dão ordens, vivem em grandes palácios… Contudo, esta compreensão incompleta é um ponto de partida em direção à construção plena deste conceito, que crescerá conforme a criança crescer.
As palavras longas parecem ser as preferidas das crianças. Quando ensinarmos que Deus criou o ar, podemos utilizar a palavra atmosfera, por pura diversão. Tais palavras não são necessariamente as mais difíceis. Nosso objetivo não é introduzir apenas palavras ensinadas. E as histórias nos ajudam a fazê-lo.” (BEECHICK, Ruth. Como Ensinar Crianças do Jardim de Infância: Compreendendo e Educando Crianças de 4 e 5 anos. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p. 50)
Encerramento da aula
Recapitule rapidamente os objetivos da aula. Ore e despeça-se. Converse com os pais ou responsáveis sobre a contribuição da Escola Dominical em estimular a fé e a confiança dos pequenos. Ao final, peça para que as crianças não faltem à próxima aula.
Faça uma avaliação da sua aula através das atividades realizadas pelos alunos e correções das lições, sempre verificando a participação, interesse e aprendizagem.
Plano de aula
O plano de aula é uma ferramenta indispensável à prática docente. Através dele, o professor tem uma possibilidade de se organizar melhor diante das várias atividades que serão realizadas no seu período de aula.
Para esta lição, sugerimos abaixo uma organização do período de duração de aula de 1 hora e 15 minutos. Confira qual o tempo de aula que você tem em sua igreja e faça as devidas adaptações.
Período da Aula: | 1 hora e 15 minutos |
Iniciando a aula • Oração para início da aula |
10 minutos |
Assunto da lição | 5 minutos |
Para memorizar | 10 minutos |
História bíblica | 15 minutos |
Fixação do ensino | 15 minutos |
Atividades do aluno | 15 minutos |
Até a próxima aula | 5 minutos |
Ao final da aula, não deixe de fazer uma avaliação do desenvolvimento de seus alunos. Escreva suas observações em uma agenda, nesta insira os possíveis imprevistos, os fatos relevantes, os apontamentos de seus alunos, como respondem as perguntas e as atividades propostas, bem como se conseguem pôr em prática no dia a dia as os ensinamentos apresentados. Quando você mantém anotações sobre o acompanhamento da turma, é possível identificar os pontos que necessitam de maior atenção para que os alunos realmente assimilem as lições que são ensinadas.
Sabendo que um plano de aula não se resume apenas ao tempo de aula, baixe aqui o plano de aula sugerido no final da revista e faça as devidas anotações.
Deus abençoe a sua aula e seus alunos.