Lição 10 – Maria: O que responder ao chamado de Deus?
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. QUEM É MARIA?
2. O PLANO PERFEITO
3. FÉ: A RESPOSTA CERTA AO PLANO DE DEUS
4. VALE A PENA!
OBJETIVOS
DESCREVER o anúncio do plano divino à Maria;
ENFATIZAR a resposta ideal aos propósitos de Deus;
DESTACAR que vale a pena permanecer firme.
Querido(a) professor(a)!
Para esta lição, oferecemos um subsídio em forma de devocional, para edificar a sua vida a fim de que você também edifique a vida de seus alunos através das preciosas lições extraídas deste episódio da história do povo de Israel.
Nesta lição, seus alunos aprenderão preciosas lições extraídas a partir da história de Maria, a mãe do Salvador.
“A maternidade é um privilégio doloroso. A jovem Maria de Nazaré teve a honra inigualável de ser mãe do Filho de Deus. Contudo, as dores e os prazeres de sua maternidade podem ser entendidos por todas as mães, de todos os lugares. Maria foi a única pessoa a presenciar tanto o nascimento quanto a morte de Jesus. Ela o viu chegar como o seu filhinho, e morrer como seu Salvador.
Até a visita inesperada do anjo Gabriel, a vida de Maria era bastante satisfatória. Ela se comprometera com José, um carpinteiro, e preparava-se para o casamento. Mas sua vida estava prestes a mudar para sempre.
Os anjos normalmente não marcam hora para visitar uma pessoa. Apesar de sentir-se felicitada, como se ganhasse o prêmio em uma competição em que nunca havia entrado, Maria considerou a saudação do anjo enigmática e a presença dele assustadora. O que ouviu em seguida foi a notícia que a maioria das mulheres em Israel esperava ouvir: seu filho seria o Messias, o Salvador prometido por Deus.
Maria não duvidou da mensagem do anjo, mas perguntou como a gravidez seria possível. Gabriel lhe disse que o bebê concebido pelo Espírito Santo. A resposta de Maria foi a que Deus esperava ouvir de tantas outras pessoas: ‘Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra’ (Lc 1.38). Mais tarde, a canção de alegria, entoada por Maria, revela como aquela mulher conhecia bem a Deus, e como a Palavra do Senhor, registrada no Antigo Testamento, estava no pensamento dela.
Algumas semanas após seu nascimento, Jesus foi levado ao Templo para ser apresentado a Deus. Ali, José e Maria encontraram duas pessoas fiéis ao Senhor, Simeão e Ana, que reconheceram a criança como o Messias e louvaram a Deus. Simeão dirigiu algumas palavras a Maria, que devem ter subido à sua mente muitas vezes nos anos que se seguiram: ‘e uma espada traspassará também a sua própria alma’ (Lc 2.35). O privilégio de Maria ser a mãe do Salvador garantia grande sofrimento a ela, que veria Jesus rejeitado e crucificado pelas pessoas que Ele veio salvar.
Podemos imaginar que se Maria soubesse tudo o que sofreria como mãe de Jesus, ainda assim teria dado a mesma resposta a Deus. E você, como Maria, está disposto a ser usado por Deus?”
Depois de levar seus alunos a refletirem sobre isso, faça um cartaz com as seguintes informações deste personagem bíblico:
Pontos fortes e êxitos: | • Foi a mãe de Jesus, o Messias. • Foi a única pessoa que esteve com Jesus em seu nascimento e em sua morte. • Estava à disposição de Deus. • Conhecia e aplicava as verdades do Antigo Testamento. |
Lições de vida: | • Os melhores servos de Deus são pessoas comuns, que se colocam prontamente à disposição dEle. • Os planos de Deus envolvem acontecimentos extraordinários na vida de pessoas comuns. • O caráter de uma pessoa é revelado por sua resposta a situações e a acontecimentos inesperados. |
Informações essenciais: | • Local: Nazaré, Belém. • Ocupação: Dona de casa. • Familiares: Marido – José; parentes – Zacarias e Isabel; filhos – Jesus, Tiago, José, Judas, Simão, e suas filhas cujos nomes não são mencionados. |
(Extraído da Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. CPAD, p. 1349)
Você já assistiu à apresentação deste trimestre em nosso canal no Youtube? Ainda dá tempo de ficar informado de tudo que será estudado neste trimestre. Acesse o link (https://youtu.be/CpHSJZxhft4) e veja o que preparamos.
Deus abençoe a sua aula e seus alunos.