Lição 10 – A Criança que virou um exemplo
LEITURA BÍBLICA
LUCAS 9.46-48
MEMÓRIA EM AÇÃO
“[…] a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem […].” (Mateus 5.16).
OBJETIVO
Que o aluno deseje ser agradável a Jesus e bom exemplo para todos.
PONTO CENTRAL
Mostre Jesus às pessoas, sendo um bom exemplo a todos.
Querido (a) professor (a), em nossa próxima aula, teremos a oportunidade de falar e exemplificar com nossas vidas, como é bom seguir os passos de Jesus, transmitindo o seu amor não só em palavras, mas também em ações.
Ao longo de todo o conteúdo programático de sua revista há estratégias pedagógicas para alcançar o objetivo proposto. Havendo tempo hábil, sugerimos mais uma atividade, frisando este propósito, a fim de que os próprios Primários possam refletir no quanto as palavras precisam ser acompanhadas de ações coerente com elas.
Para isso, você pode usar o recurso lúdico de um personagem, seja por meio da encenação ou fantoche, que deve se portar sempre dizendo algo diferente do que realmente é, por exemplo: Hoje é segunda-feira; estou vestindo uma roupa da minha cor preferida que é … (uma cor diferente da verdadeira roupa); estou aqui com vocês, da classe de Adolescentes e com a professora “Filó”. Já durante a apresentação, as crianças logo apontarão as contradições e se divertirão com o personagem atrapalhado e confuso. Ele deve fazer uma fofoca, dizendo que detesta fofoca; contar que desobedeceu aos pais, mas que é crente e muito obediente etc. Procure expor temas que você deseja trabalhar com a sua classe, de acordo com a realidade e necessidade de seus alunos.
Quando ficar evidente que tudo o que personagem diz é contrário ao que faz, você pode explicar que a nossa vida não pode ser desta maneira. Quando seguimos mesmo a Jesus, nossas atitudes precisam ser parecidas com as dEle, assim as pessoas poderão conhecê-lo através de nós, do nosso bom exemplo.
Em seguida, cite alguns exemplos bons e ruins e peça que a classe levante os dedos polegares para atitudes que Jesus faria; ou abaixe os polegares para as atitudes que Jesus não faria. Deixe que um voluntário por vez também cite algum exemplo. Sempre aproveitando para trabalhar temas que já venha observando ser uma necessidade individual ou coletiva em seus Primários.
Reforce que as nossas boas ações não devem ser motivo de disputa entre nós, nem para nos exibirmos. Mas sim porque é maravilhoso fazer o bem e levar Jesus às pessoas. Por meio do nosso bom exemplo podemos fazer isso, alegrando muito ao coração de Deus.
O Senhor Jesus te abençoe e capacite! Ótima aula.