Lição 10 – O Funcionamento da Igreja
A lição de hoje encontra-se em: 1 Tessalonicenses 5.12,13; Romanos 12.8.
Tópicos da Lição:
1. A IGREJA RESPEITA AS LEIS
2. A IGREJA PAGA CONTAS
3. A IGREJA É UMA ORGANIZAÇÃO
A paz do Senhor, professor(a) da classe de Pré-adolescentes!
A lição desta semana tem como título “O Funcionamento da Igreja”. Nesta aula, seus alunos aprenderão que a igreja, enquanto instituição religiosa, está sujeita às leis humanas. Acerca disso a Palavra de Deus orienta que os crentes devem ser obedientes às autoridades fazendo sempre o que é justo para que o nome de Cristo não seja difamado (cf. Rm 13.1,2). Nesse sentido, o crente que preza de forma sincera e verdadeira pela pregação do Evangelho deve priorizar também o bom testemunho com o fim de alcançar para salvação o que estão de fora.
As Escrituras Sagradas ressaltam a importância de os crentes serem bons administradores da herança de Deus. O crescimento da igreja e a pregação do Evangelho não ocorrem apenas por meio da divulgação da Palavra, mas também por meio das diversas ações que envolvem os recursos materiais que Deus disponibiliza e encarrega aos cuidados de seus servos (1 Co 4.1,2). Logo, a administração desses recursos deve ser levada muito a sério com o propósito de que os crentes possam pregar e ensinar a Palavra de Deus a todas as faixas etárias e públicos que frequentam a igreja.
Para que os seus alunos compreendam melhor o funcionamento da obra de Deus, a lição destaca três tópicos que explicam sobre o funcionamento da igreja:
No primeiro tópico, que tem por título “A Igreja Respeita as Leis”, o destaque são as leis que regem a vida em sociedade. Assim como as leis orientadas por Moisés tinham como finalidade disciplinar o comportamento do povo que havia acabado de sair do Egito, a sociedade atual também deve obedecer às leis federais e regionais (Rm 13.1-7). Como a igreja está inserida na sociedade, deve também sujeitar-se às leis, desde que estas não se oponham à Palavra de Deus. Ainda neste tópico, o autor ressalta a conduta de Jesus perante as leis, não apenas judaica como também às romanas, desde o seu nascimento (Mt 22.19-21). Esse fato comprova o compromisso que a igreja deve ter com a obediência às autoridades na vida em sociedade. Fazendo dessa forma, o nome do Senhor não deixará de ser glorificado.
No segundo tópico, que tem por título “A Igreja Paga Contas”, ressalta a importância de a igreja cumprir com as suas obrigações perante a sociedade. A igreja deve honrar com os seus compromissos não apenas porque é um dever de qualquer instituição, mas também porque a igreja deve testemunhar o Evangelho de Cristo apresentando um comportamento coerente com a mensagem que ela prega (Tg 1.22). Da mesma forma, a igreja deve ser um ambiente onde a ordem e a decência devem predominar (1 Co 14.40). Essa postura transmite à sociedade a mensagem de que a igreja é um lugar administrado por pessoas responsáveis.
No terceiro tópico, que tem como título “A Igreja é Uma Organização”, aponta para a condição da igreja enquanto instituição social. Ela possui endereço, CNPJ, regimento interno e todos os documentos normais e, como instituição sem fins lucrativos, deve prestar contas das suas ações ao governo. A igreja possui um presidente, bem como um corpo administrativo que deve zelar para que todas as ações dessa instituição honrem seus compromissos financeiros e legais perante a sociedade, a fim de que o nome do Senhor Jesus seja glorificado (Tt 3.1,2).
Aproveite a oportunidade e ressalte aos seus alunos a importância de conhecerem o funcionamento da igreja. Simule com os alunos o funcionamento da igreja. Leve para a aula e distribua aos alunos uma folha com os cargos administrativos da igreja: presidente, vice-presidente, 1º e 2º tesoureiro(a), 1º e 2º secretário(a), membros, zeladores, líderes de departamentos, coordenador(a) de missões e evangelismo etc. Explique a competência de cada cargo e pergunte aos alunos com quais eles mais se identificam. Ao final, ore ao Senhor para que Ele desperte em seus alunos o desejo por servir a Deus na sua Casa.
Tenha uma excelente aula!