Lição 9 – Jefté livra a Israel dos amonitas
TEXTO BÍBLICO
Juízes 11.1-40
OBJETIVO DA LIÇÃO
Indicar que Deus usa e capacita pessoas de um modo especial para realizar a sua obra.
Prezado(a) professor(a) da classe de juniores, a paz do Senhor.
A lição desta semana tem como título “Jefté Livra a Israel dos Amonitas”. Nesta lição, seus alunos aprenderão que os critérios de Deus para escolher e usar alguém continuam opostos àqueles constituídos pelos homens. Jefté foi um grande juiz e líder de Israel que, no início da sua história, foi rejeitado por seus irmãos. Mas, quando a guerra veio contra os israelitas, eles tiveram que reconhecer que não havia alguém mais preparado do que Jefté para liderar o povo à frente da batalha. Então, Jetfé acertou com eles que se ele vencesse aquela batalha os israelitas o reconheceriam como o novo governador de Gileade (cf. Jz 11.9,10).
A Bíblia afirma que Jefté foi revestido pelo Espírito do Senhor que o capacitou para a batalha. Logo, Jefté se levantou e atravessou o rio para pelejar contra os amonitas. Os israelitas derrotaram os amonitas e libertaram as cidades do domínio de Amon. Jefté teve êxito porque depositou a sua confiança no Senhor (cf. Sl 9.10). O líder de Israel, naquela ocasião, cometeu apenas um erro: ele fez um voto errado, dizendo que ofereceria a Deus a primeira coisa que saísse ao seu encontro quando ele voltasse da vitória sobre os amonitas. Infelizmente, a primeira coisa que saiu ao seu encontro foi a sua filha. A Bíblia não detalha de que forma esse voto foi cumprido, mas confirma que Jefté o cumpriu, conforme havia prometido.
Ensinamentos extraídos da Lição
Algumas lições podem ser extraídas dessa história e ensinadas aos Juniores. Em primeiro lugar, vale destacar que o Senhor não nos avalia como avaliam os homens (cf. 1 Sm 16.7). A descrença dos irmãos de Jefté foi surpreendida pela maneira gloriosa como Deus se manifestou por meio de seu servo. Deus capacita aqueles que são humildes e dependentes dEle (cf. 1 Pe 5.5). Mas, para que Deus exaltasse o seu servo, ele teve de perdoar os seus irmãos e não alimentar mágoas. Por conta disso, Jefté foi honrado por Deus e a vitória foi alcançada.
Outra lição importante diz respeito ao voto impensado de Jefté. A vitória concedida por Deus já era certa em razão de que o propósito divino era a derrota dos amonitas. Infelizmente, a precipitação de Jefté o levou a fazer um voto desnecessário e, com isso, sua família pagou o preço com tristeza. Explique aos seus alunos que a nossa confiança deve ser depositada em Deus e não em nossos votos. Isso não significa que não possamos fazer um voto a Deus, mas que devemos votar apenas aquilo que, de fato, podemos cumprir (cf. Ec 5.4,5).
Método sugerido
Caro(a) professora(a), para fixar os ensinamentos aplicados nesta lição, realize a seguinte atividade: entregue uma folha de papel sulfite A4 aos seus alunos e peça para eles escreverem um pedido a Deus e pensarem em algo que eles podem votar a Deus como forma de gratidão pelas bênçãos recebidas. É importante lembrá-los que eles não devem votar o que não podem cumprir, assim como fez Jefté. Ao final, corrija o que os alunos votaram e veja se, de fato, aprenderam a fazer o voto.
Tenha uma excelente aula!