Lição 7 – Gideão enfrenta os midianitas
TEXTO BÍBLICO
Juízes 6.11—7.25
OBJETIVO DA LIÇÃO
Mostrar que Deus fortalece seus servos para vencer batalhas difíceis.
A Paz do Senhor, caro professor(a) da classe de juniores.
A lição desta semana tem como título “Gideão Enfrenta os Midianitas”. A história de Gideão é uma das mais fascinantes do livro de Juízes. Naquele tempo, os midianitas eram um povo mais forte que os israelitas. Por causa da opressão os israelitas tinham que esconder a colheita para não serem saqueadas. Uma prova disso é que Gideão estava malhando trigo no lagar em vez de fazer esse serviço na eira. O lagar era o local onde as uvas eram espremidas para fazer o vinho dos tempos bíblicos.
Quando Deus chamou Gideão, ele não se achava a pessoa mais adequada para livrar os israelitas da opressão. Além de ser o menor da sua casa, ele não tinha o perfil de líder que levaria os israelitas a enfrentarem inimigos mais fortes do que eles. Mas Deus se revelaria capacitando seu servo com a estratégia correta para o momento certo. O detalhe da história de Gideão é que ele buscou a confirmação de que Deus seria com ele de um modo curioso. O uso do velo de lã deixado na eira era uma forma de ter certeza de que Deus havia, de fato, falado com ele. Em contrapartida, o modo como Deus dispensou aqueles que não levaram a mão à boca para beber água no riacho, tinha como finalidade, estimular a confiança de Gideão na provisão divina (Jz 6.36-40). Por fim, com trezentos homens, Gideão venceu os midianitas porque Deus foi com ele.
Ensinamentos extraídos da Lição
Algumas lições podem ser extraídas dessa história e ensinadas aos Juniores. Em primeiro lugar, a história de Gideão revela o critério da escolha de Deus. Gideão foi usado por Deus porque se colocou à disposição dEle para realizar a sua vontade. A obediência a Deus faz toda a diferença quando não sabemos como lidar com qualquer situação. Gideão não tinha as habilidades de um grande líder, mas Deus usou a sua disposição para ensiná-lo como proceder (cf. Jz 6.14-16).
Outra lição diz respeito à quantidade de soldados que foram escolhidos para enfrentar os midianitas. Deus mostrou a Gideão que a quantidade é importante sim, mas quando Ele quer realizar o milagre é preciso entender que não é a nossa força ou capacidade que nos resultará em vitória, e sim a boa mão de Deus agindo a nosso favor (cf. Zc 4.6).
O Senhor aceitou a prova de Gideão no uso da lã deixada na eira e confirmou que estaria com ele. No entanto, Deus ensinou ao seu servo que o êxito da missão se daria pelas boas mãos de Deus. Tudo que Gideão deveria fazer era reconhecer sua completa dependência de Deus. Aproveite e reforce aos seus alunos a lição de que devemos ser como Gideão, dependentes de Deus e confiantes na sua Palavra (cf. Jo 15.5).
Método sugerido
Caro(a) professora(a), para fixar os ensinamentos aplicados nesta lição, realize a seguinte atividade: leve para a aula bolinhas de algodão. Coloque o algodão no centro da mesa ou de uma superfície limpa. No primeiro exemplo o algodão deverá ser umedecido, e o entorno do algodão deverá estar seco. No segundo exemplo, deixe o algodão seco no centro da mesa e molhado no entorno do algodão. Ao final, relembre o episódio em que Gideão pediu uma prova de que o Senhor seria com ele na batalha contra os midianitas. Aproveite e faça algumas perguntas sobre a história para saber se os alunos memorizaram a lição. Ao final, ressalte que a atitude de Gideão comprovava que ele estava com medo e não confiava verdadeiramente no Senhor. Então, Deus o ensinou que a vitória viria das mãos dEle por intermédio de apenas trezentos soldados. Deus tem os seus meios de nos ensinar a exercitar a fé.
Tenha uma ótima aula!