Lição 04 – Josué: O valor do discipulado
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. QUEM É JOSUÉ?
2. APRENDENDO COM QUEM SABE
3. SEM SUCESSOR, SEM SUCESSO!
4. DE UM JOVEM ASSISTENTE A LÍDER DO POVO DE DEUS
OBJETIVOS
EVIDENCIAR a admiração e honra de Josué por Moisés;
DESTACAR a necessidade de preparar sucessores;
REFLETIR a respeito das consequências de um discipulado efetivo.
Querido(a) professor(a)! Nesta lição, seus alunos aprenderão preciosas lições extraídas a partir da história de Josué enquanto sucessor de Moisés.
Um dos maiores desafios enfrentados pelos líderes é a própria substituição, mediante o treinamento de outras pessoas para se tornarem competentes. Muitas notáveis realizações são iniciadas por pessoas com grande habilidade cuja vida ou carreira chegou ao fim antes de sua visão tornar-se realidade. A conclusão do sonho então se torna responsabilidade do sucessor desta pessoa. A morte é o final definitivo para a liderança. Um dos melhores testes para a liderança é a nossa disposição e habilidade para treinarmos outras pessoas com o propósito de nos substituir.
Moisés tomou uma excelente decisão ao escolher Josué como seu assistente. Esta escolha, mais tarde, foi confirmada pelo próprio Deus, quando instruiu Moisés a escolher seu servo como seu sucessor.
Com Josué também aprendemos que a verdadeira coragem vem de Deus. Josué enfrentou a difícil tarefa de levar os israelitas a Canaã. No entanto, Josué não estava sozinho. Deus estava com ele, dando-lhe a coragem para o que parecia impossível. Com cada vitória, Josué aprendeu a permanecer forte e sua coragem era contagiante. Quando aceitamos a coragem que Deus dá, encontramos forças para enfrentar o que quer que esteja à frente, mesmo em nossas circunstâncias mais vulneráveis.
A história de Josué repetidamente nos lembra de sermos fortes e corajosos, características que estão ligadas a conhecer e obedecer à Palavra de Deus. A Bíblia é fonte de força, mesmo quando somos fracos no corpo e no espírito.
Para esta lição, oferecemos um subsídio em forma de devocional, para edificar a sua vida a fim de que você também edifique a vida de seus alunos através das preciosas lições extraídas deste episódio da história do povo de Israel.
“‘Como fui com Moisés, assim serei contigo’(Js 1.5). Josué tinha sido o ajudante de Moisés desde o início. Ele liderou o exército de Israel desde o início (cf. Êx 17.9-13), um fato que levou alguns à suposição de que Josué tinha servido como oficial no exército egípcio.
Isto é possível, pois textos egípcios que apresentam listas de soldados com nomes semitas foram recuperados por arqueólogos. O que é mais importante, Josué foi um dos espiões originais enviados a Canaã, aproximadamente 40 anos antes. Naquela época, somente ele e Calebe insistiram com Israel para invadir a terra, certos de que Deus iria assegurar a vitória, apesar da superioridade militar dos cananeus. Desta forma, as credenciais de Josué, como líder militar e espiritual, estavam bem estabelecidas.
Talvez, no entanto, a maior vantagem que Josué tinha era o fato de ter servido sob o comando de Moisés. Ele observou o comprometimento daquele homem humilde com o Senhor, e também o comprometimento de Deus com Moisés. Quando Deus prometeu, “Como fui com Moisés, assim serei contigo”, estas palavras devem ter trazido grande segurança.
Cada um de nós precisa de um relacionamento com alguém que possa servir de modelo. Cada um de nós precisa ver nos outros tanto a fidelidade a Deus, quanto a fidelidade de Deus para com todos.
‘Esforça-te e tem bom ânimo’ (Js 1.1-9). Observe particularmente as palavras repetidas de Deus, de exortação e encorajamento.
Exortação | Encorajamento |
– Esforça-te e tem bom ânimo – Tem o cuidado de fazer conforme toda a lei – Medita no livro desta lei – Tem cuidado de fazer – Não pasmes – Não te espantes |
– Serei contigo – Te darei – Não te deixarei – Nem te desampararei – Farás prosperar o teu caminho – Deus é contigo, por onde quer que andares |
Nestes poucos versículos, as Escrituras resumem o caminho para a vitória, em qualquer situação que possamos enfrentar.”
(RICHARDS, Lawrence O. Comentário Devocional da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2013, pp. 132,133).
Você já assistiu à apresentação deste trimestre em nosso canal no Youtube? Ainda dá tempo de ficar informado de tudo que será estudado neste trimestre. Acesse o link (https://youtu.be/CpHSJZxhft4) e veja o que preparamos.
Deus abençoe a sua aula e seus alunos.