Lição 3 – Otniel e os mesopotâmios
TEXTO BÍBLICO
Juízes 3.9-11
OBJETIVO DA LIÇÃO
Ressaltar que Deus ouve o clamor de seus servos e os livra.
Prezado(a) professor(a), a Paz do Senhor.
A lição desta semana tem como título “Otniel e os Mesopotâmios”. Nas duas primeiras lições, seus alunos aprenderam sobre os primeiros anos de Israel na ocupação da Terra Prometida. Destacamos que o povo de Deus errou, desobedeceu e não permaneceu nos caminhos do Senhor (Jz 1—2). Mas Deus, por sua misericórdia e graça, levantou libertadores que pelejaram em favor de seu povo e o livraram daqueles que os dominavam. Na lição de hoje, seus alunos conhecerão a história de Otniel, um guerreiro de Israel que não se conformou com a opressão dos mesopotâmios sobre o seu povo. Ele era um servo fiel e valente que já tinha um histórico de guerreiro, pois havia conquistado uma cidade em troca da mão de Acsa, filha de Calebe, em casamento (cf. Js 15.16,17).
Otniel foi o primeiro Juiz de Israel, ele livrou o seu povo de uma opressão dos mesopotâmios que havia durado oito anos (Jz 3.8). Depois desse grande livramento, os israelitas experimentaram uma paz de quarenta anos. As qualidades de Otniel, bem como a sua vida de comunhão com Deus, influenciou de forma significativa para que ele alcançasse êxito na sua missão.
Ensinamentos extraídos da Lição
Algumas lições podem ser extraídas dessa história e ensinadas aos Juniores. Em primeiro lugar, vale destacar o comportamento de Otniel perante aquela situação. Ele tinha o exemplo de fé e obediência demonstrados por Calebe, seu tio (Js 14.7-11). Otniel testemunhou a fé, obediência e perseverança de Calebe e aprendeu a confiar em Deus. Quando os dias difíceis sobrevieram aos hebreus, e na ocasião em que o Senhor o chamou para livrar seu povo, Otniel não retrocedeu, mas, corajosamente, enfrentou os mesopotâmios e alcançou a vitória para a glória de Deus (Jz 3.10).
Outro aspecto relevante marcante nesta história diz respeito ao clamor do povo por socorro. Eles invocaram o nome do Senhor nos dias difíceis e a resposta veio por meio da valentia de Otniel. Mais uma vez, o Senhor deu vitória ao seu povo e não foi qualquer vitória, pois a paz reinou sobre Israel durante quarenta anos. Essa história ensina que a oração sempre atrai a bênção de Deus. Portanto, ensine aos juniores que a prática da oração deve fazer parte da nossa rotina. Devemos orar pela manhã, ao começar o dia, pedindo a paz para tomar decisões; à tarde, em agradecimento pelas refeições e pedindo direção; e à noite, agradecendo a Deus por mais um dia vitorioso. Mostre aos alunos que devemos falar com Deus não apenas nos momentos de aflição, mas também nas ocasiões em que temos motivos de sobra para agradecê-lo.
Método sugerido
Amigo(a) professor(a), para a aula desta semana, confeccione cartões e escreva diversas qualidades que identificam uma pessoa corajosa e disposta a fazer a vontade de Deus. Em outros cartões, escreva características que identificam uma pessoa medrosa e que não tem a fé verdadeira em Deus. Escreva no quadro duas colunas: uma que identifica Otniel; e outra que identifica um medroso. Entregue os cartões aos alunos e peça que os mantenham virados para baixo no chão. Cante um corinho com a classe e, no meio da música, declare a palavra “já”. Nesse momento, os alunos devem abaixar, pegar o cartão, e colar no quadro de acordo com as qualidades que pertencem ou não a Otniel. Ao final, reforce que não devemos nos conformar com este mundo, mas transformar a sua realidade pelo entendimento da Palavra de Deus (cf. Rm 12.2). Ore com os alunos para que Deus os fortaleça espiritualmente.
Tenha uma excelente aula!