Lição 03 – As filhas de Zelofeade: o pedido que mudou a história
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. QUEM SÃO AS FILHAS DE ZELOFEADE?
2. A LEI VIGENTE
3. CLAMOR POR JUSTIÇA
4. O PODER DO CLAMOR
OBJETIVOS
DESCREVER o costume legal de Israel com relação à herança;
ENCORAJAR os sonhos e os pedidos de causas impossíveis;
REAFIRMAR o zelo de Deus por justiça.
Querido(a) professor(a)! Nesta lição, seus alunos aprenderão preciosas lições extraídas a partir da história das filhas de Zelofeade. Moisés foi abordado por cinco filhas de um homem que morreu e não deixou filhos homens. O pedido que elas fizeram, em relação às propriedades, reflete a estrutura patriarcal da sociedade israelita. Somente os filhos homens tinham o direito a herdar, e o filho mais velho recebia o dobro da herança que os mais jovens recebiam.
Em primeiro lugar, o pedido mostrava que aquelas moças criam que Israel teria sucesso na tomada de Canaã. Somente a vitória faria com que houvesse terras para dividir e herdar.
Este episódio mostra como muitas leis do Antigo Testamento foram desenvolvidas. Quando ocorria uma nova situação, Moisés apresentava o caso ao Senhor, e a maneira como Deus agia se tornava o precedente para a solução de outros casos semelhantes.
Para esta lição, oferecemos um subsídio em forma de devocional, para edificar a sua vida a fim de que você também edifique a vida de seus alunos através das preciosas lições extraídas deste episódio da história do povo de Israel.
“O PANORAMA PARA AS MULHERES
(Nm 27.1–11)
‘Está na hora de deixar esta igreja’ Carol insistia. ‘Eu simplesmente não aceito que minha filha seja criada em uma atmosfera onde as mulheres são constantemente menosprezadas’.
O que incomodava Carol não era tanto aquilo que os líderes diziam, mas o que faziam. Tudo era feito pelos homens, não havia nenhuma mulher como auxiliar, elas nunca falavam no púlpito e nem mesmo davam qualquer comunicado. Somente os homens tinham a permissão para servir a Santa Ceia, e somente os homens podiam fazer parte do conselho da igreja.
Carol entendia que sua igreja tinha muito para recomendá-la, mas a impressão de que as mulheres não tinham importância, sutilmente transmitida pelas práticas da igreja, criava uma sensação de opressão que ela não podia mais suportar.
A questão levantada pelas cinco filhas de Zelofeade parece refletir a preocupação de Carol. Será que o sistema patriarcal de Israel discriminava as mulheres? Será que também em Israel as mulheres eram cidadãos de segunda classe? Alguns poderiam até argumentar que o domínio masculino na cultura de Israel serviu como um exemplo da eliminação das mulheres de uma participação significativa nas igrejas de hoje!
Mas será que havia uma discriminação contra as mulheres? Superficialmente, talvez; entretanto, quando uma jovem israelita se casava, seu pai precisava providenciar um dote. Este presente de casamento, que frequentemente podia consistir de roupas, joias, móveis, dinheiro e até jovens escravas, representava a parte da noiva nas posses da família. Assim, fica bastante claro que as mulheres eram valorizadas, e que lhes era atribuído um valor justo! Elas simplesmente recebiam a sua parte através de uma maneira diferente de se conceder uma herança.
Esta história nos lembra como é importante entender a maneira de viver do Antigo Testamento antes de julgarmos a justiça ou injustiça de algumas práticas específicas e antes de aplicarmos aos tempos modernos os princípios que extraímos delas.
O que a história das filhas de Zelofeade nos faz pensar é que as mulheres eram realmente importantes em Israel. E a sua importância era simplesmente mostrada de uma maneira diferente da dos filhos. No entanto, ambos eram valorizados e cada um deles recebia uma parte justa de tudo aquilo que a família possuía.
Talvez o que devamos extrair desta história seja um desafio para reavaliarmos as práticas nas nossas igrejas. Talvez a importância das mulheres não precise ser afirmada da mesma maneira como a importância dos homens é demonstrada. Mas, a não ser que a as mulheres sejam reconhecidas como totalmente participantes da comunidade cristã, estaremos ofendendo a sua personalidade e negando as dádivas que Deus concedeu a todas, como também a cada uma delas em particular.”
(RICHARDS, Lawrence O. Comentário Devocional da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2013, p. 101).
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Deus abençoe a sua aula e seus alunos.