Feira temática na Escola Dominical envolve toda a igreja
Para celebrar os 111 Anos das Assembleias de Deus no Brasil comemorado neste mês de junho, a Igreja Assembleia de Deus em Bonsucesso, congregação Monte das Oliveiras, organizou uma feira temática durante o período da Escola Dominical apresentada no dia 26 de junho, das 9h às 12h.
A programação foi uma iniciativa da Superintendência da Escola Dominical em acordo com o pastor dirigente da congregação, Melquisedeque Fernandes da Silva. O objetivo era trazer a memória os fatos e pessoas que foram fundamentais na história da igreja. Para trabalhar este tema, as classes foram divididas de acordo com diferentes momentos da história. A feira contou com a participação de 8 classes.
As três classes de crianças (Maternal, Primários e Juniores) se uniram para falar sobre a história da congregação Monte das Oliveiras. A classe dos Adolescentes ficou responsável por falar da história de John Wesley e explicar como ele influenciou o Movimento Pentecostal. A classe de Jovens trabalhou o papel atual da Assembleia de Deus, sua importância social, cultural, teológica e científica. Já a classe dos homens ficou responsável por apresentar os relatos do avivamento da Rua Azusa e explicar como esse movimento influenciou os despertamentos espirituais que levaram a criação das Assembleias de Deus no Brasil. A classe do Discipulado ficou encarregada de explicar a história dos missionários suecos, Daniel Berg e Gunnar Vingren, pioneiros das Assembleias de Deus no Brasil. E, por fim, a classe das mulheres foi incumbida de falar sobre a história da Assembleia de Deus em Bonsucesso.
As classes ficaram organizadas em um circuito que foi montado dentro do templo e cada uma delas decorou seu local com todo material produzido na pesquisa de seu tema. A feira começou com as apresentações na ordem histórica dos temas. Cada classe teve até 13 minutos para fazer a apresentação para toda igreja. Após esse momento, os participantes da feira puderam circular livremente pelos stands para explorar os detalhes de cada um. As apresentações contaram com muita criatividade.
A classe dos adolescentes trouxe personagens vivos, representando John Wesley e outros personagens. Na apresentação, a turma simulou o incêndio que houve na casa de John Wesley através de um efeito especial na maquete que eles elaboraram. A classe dos homens montou uma estrutura que reproduziu o prédio da Rua Azusa e trouxe um personagem caracterizado para representar William Seymour.
A classe do discipulado preparou uma roleta para interagir com o público e fazer perguntas e respostas, além de uma estrutura linda com a linha do tempo da história de Daniel Berg e Gunnar Vingren e mapas para representar a viagem dos missionários. Já a classe de mulheres fez a apresentação no formato de um telejornal e coletou várias entrevistas com pastores que foram fundamentais na história da AD Bonsucesso.
A classe das crianças criou um “banco imobiliário” sobre a história da congregação Monte das Oliveiras e trouxe relatos da ata sobre história da igreja. Por fim, a classe de jovens coletou obras teológicas e contribuições científicas de membros do campo de Bonsucesso para expor as contribuições da igreja para sociedade.
Além das exposições, os participantes da feira foram convidados a marcarem suas digitais na tela que estava na recepção. A tela tinha um tronco de árvore com galhos, feita pela jovem Evelyn Alves Vieira de Souza, graduanda em Design Gráfico. Cada participante deixava suas digitais nos ramos dos galhos e ao final da feira a tela preenchida de digitais formou uma bela árvore com frutos. O resultado foi exposto para todos e a obra foi nomeada de “Jesus e as varas”, fazendo referência ao texto de João 15:5 “Eu sou a videira; vocês são as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; por que sem mim nada podeis fazer”.
Segundo a superintendente da Escola Dominical, Ana Paula Morais de Lima, a feira temática foi um marco muito importante para igreja. “Como congregação, nunca tínhamos reservado um momento para entender a nossa história e explorar isso em todos os detalhes. Este evento proporcionou uma movimentação da igreja em torno do tema. As classes fizeram pesquisas, leituras, realizaram entrevistas, visitaram lugares, coletaram documentos, dentre tantas coisas. Todo esse conhecimento sobre nossa história é fundamental. Precisamos entender o que nos trouxe até aqui, para sermos capazes de resgatar aquilo de bom que se perdeu e deixar aquilo que não deveria ter entrado. A grande reflexão promovida para a igreja foi: ‘que história estamos construindo hoje? Pelo que nossa geração será lembrada?’ Todos os homens e mulheres de Deus que foram lembrados na feira marcaram seu tempo frutificando, se entregando e servindo. Somos os Atos 29, a continuidade da igreja. O que será relatado sobre nós?”, explicou.
A feira contou ainda com a participação especial do Historiador, Bruno Macedo, que é diácono na AD Bonsucesso (sede) e é especialista na História do Movimento Pentecostal no Brasil. Bruno Macedo foi responsável em avaliar a apresentação de todas as classes e escolher o primeiro e segundo lugar para premiação. A classe dos Adolescentes, que falou sobre a história de John Wesley foi a classe campeã da feira temática 2022. Em segundo lugar ficou a classe do Discipulado, com 20 alunos, que contou a história dos missionários suecos (Daniel Berg e Gunnar Vingren), responsáveis pela implantação das Assembleias de Deus no Brasil.
Para o irmão Bruno, o evento foi sensacional e com um nível elevado nas apresentações e exposições. “Pude perceber a riqueza nos detalhes que cada grupo trouxe. Minha percepção é que quem saiu vencedor foi a igreja de maneira geral. Tiveram um evento que podem se orgulhar, impecável! Eu como pesquisador do movimento pentecostal fiquei muito feliz e emocionado em ver uma aula aplicada com tanta qualidade e carinho. Ver os adolescentes falarem sobre os irmãos Wesley e o movimento Metodista; os homens trazendo a chama da rua Azusa para a feira, a preparação do cenário para a gente embarcar no navio que o discipulado preparou falando sobre a vida de Daniel Berg e Gunnar Vingren, que iniciaram uma igreja relevante ao ponto das mulheres apresentarem um telejornal com a história da Assembleia de Deus de Bonsucesso que tem como congregação o Monte das Oliveiras que foi representado pelas crianças no “Monte Imobiliário” e para fechar os jovens mostraram os estereótipos que assembleianos enfrentam e não se deixam abater sendo relevantes para a sociedade nas áreas das ciências”, relatou Bruno Macedo.
O outro superintendente da ED, o diácono Flávio Medeiros Cunha, também comentou que o evento superou suas expectativas. “Foi tudo tão lindo. Buscar na história um pouco do exemplo de homens e mulheres que viveram no seu tempo e se moveram em prol do crescimento do reino. Pude acompanhar os professores e alunos motivados a entregarem seu melhor para realização desse evento, abdicando do seu descanso após dia intenso de trabalho, pesquisando e buscando ideias. Podemos ainda observar uma igreja unida, que por mais que rolasse aquela brincadeira acerca da vitória, todos se ajudaram mutuamente e quem venceu na verdade foi o corpo de Cristo”, afirmou Flávio.
Segundo o pastor Melquisedeque Fernandes da Silva, todas as expectativas foram superadas. “Além do conhecimento histórico, percebemos que esse evento avivou o corpo de Cristo, certamente uma chama foi acesa. Pude contemplar uma comunhão tão grande que envolveu as crianças, adolescentes, jovens, adultos e os novos convertidos. Sabemos que foi lançada uma semente de avivamento, unidade e conhecimento, por isso, acreditamos que grandes frutos estão por vir! Agradeço muitíssimo ao Senhor Deus, por nos permitir desfrutar deste tempo, agradeço também a nossa superintendência formada por Ana Paula Morais de Lima e Dc Flávio Medeiros Cunha assim como todo corpo docente, que buscaram com afinco a execução deste belo trabalho”, finalizou o pastor.
A congregação Monte das Oliveiras fica localizada na Rua São Domingos Nº 1, Ramos, no Complexo do Alemão (RJ). E contou com a cobertura de Fotografia feita por: Joyce Soares de Maria de Oliveira, Bruna Gabriella de Oliveira de Souza, Letícia Fernandes Teixeira e pastor Igor André.