Lição 01 – José: Fiel até nas desventuras
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. QUEM É JOSÉ
2. AS DESVENTURAS DE JOSÉ
3. OS PLANOS DE DEUS
OBJETIVOS
APRESENTAR os desafios apresentados por José;
REFLETIR sobre a soberania dos planos do Senhor com José;
ENCORAJAR os juvenis a permanecerem fiéis, inclusive frente às adversidades.
Querido (a) professor (a), iniciamos mais um trimestre! Você já assistiu a apresentação deste trimestre em nosso canal no Youtube? Acesse o link (https://youtu.be/CpHSJZxhft4) e veja o que preparamos para vocês neste trimestre.
Como é bom saber que até aqui o Senhor tem lhe abençoado e proporcionado valiosos momentos de aprendizado com seus alunos.
Hoje oferecemos um subsídio em forma de devocional, para edificar a sua vida a fim de que você também edifique a vida de seus alunos através das preciosas lições extraídas da vida de PERSONAGENS MARCANTES DA BÍBLIA.
Oramos para que esta aula renda muitos frutos, para a glória do Senhor.
“SENTADO SOZINHO EM UMA MASMORRA, ano após ano, José conheceu a náusea da fome, o fedor da podridão, a insanidade do isolamento. Ele conheceu a traição de sua própria carne e sangue. Os irmãos de José, que o haviam rejeitado e quase matado, preferiram, no último momento, vendê-lo para uma vida de escravidão (Gn 37.18-36). Depois disso, José provou a amarga pílula da injustiça, quando a esposa de Potifar o acusou falsamente de atacá-la, o que o colocou na prisão sem o devido processo legal sem o fim à vista (Gn 39.6-20).
Será que Deus se esqueceu de José? Dadas as circunstâncias, teria sido difícil pensar de outra forma.
Claro que José deve ter orado pelo fim do seu sofrimento, mas ele não tinha como saber que a resposta de Deus seria um meio de salvar uma nação inteira da fome e inanição. Ele não poderia saber que sua família seria reunida, que o relacionamento com seus irmãos seria restaurado e que seu pai descansaria em paz. José não poderia ter imaginado que, um dia, ele seria o segundo em comando do próprio faraó, exercendo imenso poder em uma terra que não era de seu nascimento, nem de sua escolha.
Contudo, em meio a circunstâncias difíceis, José permaneceu fiel, mas tão fiel, que o administrador da prisão passou a confiar e depender expressivamente dele, colocando-o no comando das operações diárias da prisão. Mesmo em meio a um sofrimento terrivelmente injusto, José aprendia habilidades valiosas que mais tarde seriam extremamente úteis. Não, Deus não se esqueceu de José.
Quando chamado para servir na interpretação dos sonhos de seus companheiros de prisão, José não endureceu o coração, recusando-se amargamente a usar seus dons a favor dos outros. Pelo contrário, entregou as mensagens que recebera do Senhor e confiou nEle quanto ao cumprimento. Mais tarde, quando chamado a servir o faraó com os dons que Deus lhe dera, José novamente interpretou sem reservas, a despeito de ter sido injustiçado. Por fim, ele foi usado por Deus para abençoar e salvar a vida de muitas pessoas (Gn 45.7).
Você já passou por uma experiência semelhante a uma masmorra onde você se sentiu maltratado? Você já clamou a Deus, imaginando se Ele ouve mesmo? Deus não se esqueceu de você. Em meio à injustiça, você pode se humilhar diante do Senhor, porque Ele será fiel para levantar você no tempo dEle, para os propósitos dEle e para a glória dEle.”
(Bíblia Além do Sofrimento. Rio de Janeiro: CPAD, 2020, p. 59).
Deus abençoe a sua aula e seus alunos.