Desenvolvendo competências e habilidades na superintendência da Escola Dominical (parte 2)
Nota-se que para o superintendente da Escola Dominical, além dos cuidados administrativos, deve também gerir, guiar, conduzir, acompanhar o desempenho dos professores em sala de aula. E de que forma? Desenvolvendo competências e habilidades, bem como levando seus liderados também a desenvolvê-las de acordo com as necessidades do trabalho a ser realizado.
Em qualquer área de atuação, seja na vida profissional ou mesmo na igreja, o trabalho a ser realizado precisa de colaboradores que sejam habilidosos e competentes. Muitas pessoas não compreendem que esses aspectos precisam caminhar juntos para que o resultado de qualquer trabalho seja alcançado com êxito e qualidade.
O que são habilidades e competências?
Quando nos deparamos com pessoas que desempenham atividades com perfeição é comum considerá-las como habilidosas. O conhecimento técnico que a pessoa possui contribui para que ela realize o seu trabalho com destreza e perfeição. Isso significa que a habilidade é um aspecto que pode e deve ser desenvolvido por qualquer pessoa, desde que adquira o conhecimento técnico e aprenda a colocá-lo em prática, sempre com o propósito de aperfeiçoá-lo.
No contexto da Escola Dominical, o superintendente (gestor) precisa adquirir (por meio da leitura de livros, comentários e dicionários bíblicos, cursos, seminários, palestras e eventos de capacitação ministerial) conhecimentos técnicos sobre gestão, liderança, comunicação, planejamento, recursos humanos e outras informações que possam ser úteis e agregadoras para a realização do seu trabalho.
Em contrapartida, o superintendente precisa também desenvolver a competência para a realização da sua função. Em linhas gerais, se a habilidade diz respeito ao conhecimento técnico que a pessoa precisa ter para realizar um trabalho, a competência refere-se ao modo como essa pessoa realiza a sua função. É possível encontrar pessoas extremamente habilidosas para realizar uma tarefa, porém não possuem a competência para colocar em prática os conhecimentos adquiridos. Como exemplo, podemos citar um professor de Escola Dominical que possui muito conhecimento teológico, porém não tem a didática necessária para ensinar seus alunos. É extremamente exigente, não aceita ser interrompido por alguma dúvida no momento da aula, se sente continuamente desrespeitado quando os alunos conversam entre si. No exemplo citado, esse professor possui grandes habilidades, no entanto, falta-lhe a competência para melhorar a forma como ensina.
Desenvolvendo habilidades e competências juntamente com os professores
No tocante a função do superintendente, não basta apenas possuir muito conhecimento técnico para administrar a equipe pedagógica. É preciso também saber lidar com as limitações de cada professor, identificar os recursos didáticos necessários para que os professores ensinem os conteúdos, influenciar positivamente a equipe e estimulá-la a estudar para que tenham condições de oferecer uma aula com bastante conhecimento e de alta qualidade.
Segundo Stan Toler, na obra “A Excelência do Ministério”, editada pela CPAD:
Líderes não são só administradores. São pastores também. Todo esforço para estimular o crescimento espiritual da equipe de liderança é tempo mais do que bem gasto! A sua equipe está em uma jornada espiritual, não apenas em caminhada organizacional. Eles precisam de orientação. Precisam de aconselhamento pastoral, treinamento bíblico e avaliação das habilidades (2011, p. 185).
Semelhantemente os professores de todas as classes, não importa a faixa etária, também precisam adquirir habilidades e competências para melhorarem o desempenho da aula na Escola Dominical. Sendo assim, o superintendente pode reunir os professores e ensiná-los técnicas para preparar a aula; apontar métodos (estratégias de ensino) para cada tipo de turma de acordo com a faixa etária; mostrar diferentes formas de avaliação; compartilhar experiências em sala de aula que deram certo, e outras técnicas.
Em síntese, se o “saber fazer” em sala de aula diz respeito à aquisição de habilidades, o “saber como fazer” diz respeito às competências que devem ser adquiridas para que o professor melhore a qualidade do ensino. Tais competências podem ser desenvolvidas à medida que o professor aprende a dominar as técnicas e adaptá-las para cada ocasião. A segurança como lidam com os alunos; a capacidade de comunicação; a flexibilidade com as necessidades de aprendizagem dos alunos; o domínio de classe; e todas as práticas pedagógicas que envolvem o modo como lidam com os aspectos humanos no ato de lecionar, tornam o professor uma autoridade no assunto quando se trata de sala de aula. Isso sim é ser competente!
Considerações finais
Por fim, vale ressaltar que essas e outras iniciativas são habilidades e competências que podem ser desenvolvidas com treinamento. À medida que os professores diversificarem a forma como ensinam os conteúdos, será possível perceber a melhora nos níveis de aprendizagem e compreensão por parte dos alunos. Em razão disso, é importante que o gestor defina um tempo para reunir os professores e avaliar se as medidas aplicadas até o momento trouxeram os resultados esperados. Logo, o desenvolvimento das habilidades e competências deve ser um compromisso cumprido fielmente pelo superintendente da Escola Dominical. Enquanto se empenha para melhorar sua performance como líder, compreende perfeitamente que o seu crescimento está intrinsecamente ligado à entrega de resultados melhores por parte da equipe pedagógica da qual é responsável.
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