Lição 1 – Dons Ministeriais para a Igreja
A lição de hoje encontra-se em: Romanos 12.1-8
Tópicos da Lição:
1. O QUE É DOM?
2. O QUE É MINISTÉRIO?
3. QUAL É O SEU MINISTÉRIO?
Prezado(a) professor da classe de Pré-adolescentes, a Paz do Senhor!
Estamos iniciando um novo trimestre de estudo com a Lição Bíblica Pré-adolescentes. Neste novo trimestre, seus alunos estudarão sobre os dons espirituais e ministeriais, além dos talentos que Deus concede aos seus servos para que possam servi-Lo com dedicação e amor. A obra de Deus precisa de pessoas que sejam habilidosas, capazes, bem-preparadas para realizar o serviço com excelência, mas, principalmente, de pessoas que façam todas as coisas com amor. Não obstante o Senhor conceda diversos dons e capacite os seus servos a realizar a obra, é preciso aprender administrar os recursos que recebemos dEle.
O crente não pode receber os dons e talentos e, simplesmente, acomodar-se ao fato de que a operação dos dons é de exclusiva responsabilidade do Espírito Santo. Muito pelo contrário, os dons são ferramentas que precisam estar afiadas e administradas pelos crentes com sabedoria, visando sempre a edificação espiritual dos irmãos em Cristo e a glorificação do nome do Senhor. Trata-se de uma parceria entre os crentes e o Espírito para que a igreja desenvolva-se enquanto Corpo de Cristo e cumpra o seu papel de representante do Reino de Deus neste mundo. Nesta lição, seus alunos aprenderão especificamente sobre os dons ministeriais.
No primeiro tópico da lição, que tem como título “O Que é Dom?”, seus alunos aprenderão o conceito de dom, isto é, dadiva, presente concedido por Deus à sua igreja. Os dons fazem parte da promessa do Senhor Jesus feita aos seus discípulos para que eles não se sentissem sozinhos e desmotivados a realizarem a obra de Deus (cf. Jo 14.16-20). O Espírito estaria com eles diariamente, orientando e capacitando-os a realizar a obra, bem como a gerar neles o crescimento da fé tão necessário em nossos dias (cf. Ef 4.12,13).
O segundo tópico, que tem como título “O Que é Ministério?” destaca o que as Escrituras Sagradas classificam como ministério e qual o seu propósito. Em primeiro lugar, é importante que seus alunos compreendam o conceito de ministério e os critérios para exercê-lo definidos por Deus em sua Palavra (1 Co 12.27-31; Ef 4.11,12). A escolha de Deus e o chamado para o exercício ministerial é um ato espiritual e atende especificamente às necessidades espirituais da igreja do Senhor. É importante ressaltar também que o ministério cumpre um propósito divino no que diz respeito ao crescimento espiritual da igreja. Deus espera que aqueles que foram chamados para exercer o santo ministério que o façam com zelo e amor (cf. Cl 3.23).
O terceiro tópico tem como título “Qual é o Seu Ministério?”. Este tópico tem como finalidade apontar como os pré-adolescentes podem descobrir o chamado ministerial do Senhor para suas vidas. É fundamental explicar aos seus alunos que o dom ministerial torna-se conhecido naturalmente pela afinidade e desejo de serviço que se mostra no crente (cf. 1 Tm 1.18,19; 4.14). À medida que servimos a Deus por meios dos dons e talentos que o Espírito nos disponibiliza, consequentemente, somos encaminhados pelo Senhor a exercer também um ministério ou função específica em sua obra. O importante neste processo é reconhecer sempre a dependência do Senhor (cf. 15.5). Por mais habilidosos e capazes que sejamos em sua obra, tudo o que tivermos de fazer deve ter como objetivo glorificar a Deus e servir às pessoas mais necessitadas.
Professor(a), para que seus alunos compreendam e guardem os ensinamentos expostos nesta lição, faça uma roda de conversa com seus alunos, liste no quadro todos os dons ministeriais e espirituais e explique a definição de cada dom, de acordo com a Bíblia Sagrada. Pergunte aos alunos quais são os dons, com os quais, eles mais se identificam. Ao final, ore ao Senhor para que Ele os conceda os dons e talentos de acordo com a sua soberana vontade.
Que Deus abençoe a sua classe.
Tenha um ótimo trimestre e boa aula!