Lição 13 – Moisés, a Glória de Deus e a Terra Prometida
TEXTO BÍBLICO
Êxodo 33.1-23; Deuteronômio 34.
OBJETIVO DA LIÇÃO
Compartilhar com os alunos a experiência de Moisés e a sua intimidade com Deus.
Prezado(a) professor(a), a Paz do Senhor. Chegamos ao final de mais um trimestre de ensino da Palavra de Deus por meio da revista Lições Bíblicas Juniores. Nesse trimestre, seus alunos aprenderam sobre a trajetória do povo de Israel pelo deserto após deixar o Egito rumo à Terra Prometida (cf. Êx 12.37—14). E para finalizar esse estudo, a lição 13 destaca o episódio que narra a orientação divina ao povo a partir da Tenda Sagrada. Deus reservou um espaço muito especial para falar com o seu povo. Quando os israelitas precisavam de alguma resposta, eles compareciam perante a Tenda e Moisés orava ao Deus de Israel. Naquela ocasião, uma coluna de nuvem descia e parava na porta da Tenda. Da nuvem, o Senhor falava com Moisés e o povo se ajoelhava ao contemplar a glória de Deus (cf. Êx 33.7-9).
Não muito tempo depois, Deus disse a Moisés que a sua presença não iria com o povo, mas o Anjo do Senhor estaria presente para guiá-los pelo caminho certo. Antes de encerrar o seu chamado como líder de Israel, o Senhor prometeu que Moisés o contemplaria pelas costas, pois nenhum homem poderia ver Deus face a face e sobreviver. No final, Moisés subiu o monte Nebo e contemplou a Terra Prometida (cf. Dt 34).
Ensinamentos extraídos da Lição
Algumas lições podem ser extraídas dessa história e ensinadas aos Juniores. Em primeiro lugar é importante destacar a intimidade de Moisés com Deus. Em todos esses momentos descritos na lição, Moisés desfruta de uma intimidade com Deus. Seja na Tenda Sagrada ou mesmo no monte, Moisés podia contar com a revelação divina honrando o seu chamado como líder de Israel. Esta é uma oportunidade para compartilhar com seus alunos que Deus se mostra presente na vida daqueles que Ele chama (cf. 1 Pe 5.10).
Outra lição diz respeito à postura de Moisés no tocante a pedir que a presença de Deus não faltasse na caminhada da nação pelo deserto prestes a entrar na Terra Prometida. O interessante é que Moisés disse isso pouco tempo antes do fim de seu ministério como líder de Israel. Isso nos ensina que devemos reconhecer que precisamos da presença de Deus do início até o fim da nossa jornada. Por mais sábios, experientes e capacitados que nos tornemos, se a presença de Deus não for conosco não alcançaremos o êxito pretendido. Acerca disso, o próprio Senhor Jesus afirmou que sem Ele nada podemos fazer (cf. Jo 15.5).
Método sugerido
Professor(a), para finalizar a lição desta semana, organize cartões e escreva neles frases que representam partes da história narrada na lição. Os alunos deverão pegar os cartões e colocá-los na ordem correta dos acontecimentos. Você pode dividir a classe em dois grupos e escolher um representante para cada um. Os demais alunos poderão ajudar o representante a organizar a história na ordem correta. Se preferir, confeccione cartões semelhantes e distribua para cada grupo. E, para finalizar o trimestre, você pode realizar uma confraternização com a classe. Durante a semana, você pode solicitar que cada aluno leve um salgado, doce ou qualquer contribuição para juntos confraternizarem-se.
Tenha uma ótima aula!