Lição 12 – Sede santos porque Ele é santo
A lição de hoje encontra-se em: 1 Tessalonicenses 4.1-12.
Tópicos da Lição:
1. A SANTIDADE É NECESSÁRIA.
2. SANTIDADE E COMUNHÃO COM DEUS.
3. ELE VOLTARÁ PARA BUSCAR UM POVO SANTO
Prezado(a) professor(a) da classe de Pré-adolescentes, a Paz do Senhor!
Na aula desta semana, seus alunos estudarão a respeito da santidade. A Bíblia é enfática quando o assunto é santidade. Sem a santificação não é possível aproximar-se de Deus (cf. Hb 12.14). Ele é santo e exige que todos os que o buscam em oração devem observar que a santidade acompanha uma vida de comunhão com Deus. Nesta lição, os alunos aprenderão o que realmente significa “ser santo”. O esclarecimento sobre o que é a santidade ajudará seus alunos a compreender que ser santo ou religioso são dois aspectos completamente diferentes.
A partir do estudo sobre a santidade seus alunos aprenderão que a ajuda do Espírito Santo é fundamental para ter uma vida santificada. Os pré-adolescentes estão passando por uma fase em que surgem as tentações e os convites do mundo para abandonarem a fé que aprenderam com seus pais ou mesmo com os líderes na igreja. Por esse motivo, é fundamental que busquem a experiência com o Espírito Santo e, assim, possam ter a mente fortalecida na Palavra de Deus (cf. At 1.4,8).
O primeiro tópico tem como título “A Santidade é Necessária”. Destaca de que forma o pré-adolescente pode manter-se santo atualmente. A santidade não acontece apenas pelo fato de se frequentar a igreja. É preciso manter uma posição de obediência aos ensinamentos da Palavra de Deus: afastar-se do pecado; rejeitar as obras da carne; recusar o engano e a mentira; viver em honestidade (cf 1 Ts 4.3-12). Tais práticas precisam ser nutridas pela fé e pelo compromisso verdadeiro em servir a Deus. A santidade no crente não é apenas uma virtude, mas também um estilo de vida para o crente que entende que, para permanecer em comunhão com Deus, precisa afastar-se do pecado (cf. Rm 12.1,2).
O segundo tópico tem como título “Santidade e Comunhão com Deus”. Neste tópico, a atenção está voltada para a relação entre a santidade e a comunhão. Permanecer na presença de Deus exige compromisso com a sua Palavra. A intimidade com Deus é adquirida à medida que o crente mantém-se próximo de dEle e obediente aos ensinamentos (c. Jo 17.18,19). Não é possível permanecer no pecado e, ao mesmo tempo, desfrutar da presença de Deus. Ele é misericordioso para nos perdoar, porém espera do crente uma postura de santificação (cf. 1 Co 6.11). O tópico apresenta os exemplos de Moisés e Daniel, dois personagens bíblicos que viveram no meio de povos ímpios e culturas corrompidas pelo pecado. Mesmo assim, foram grandes homens de Deus e tiveram experiências espirituais profundas com Ele.
O terceiro tópico tem como título “Ele Voltará para Buscar um Povo Santo”. O tópico ressalta que o Senhor Jesus, antes de ascender ao céu, prometeu que voltaria para buscar seus discípulos para morar com Ele nas moradas celestiais (cf. Jo 14.1-3). Logo, os crentes precisam estar preparados para este grande Dia. Por esse motivo, a santidade precisa ser levada a sério. Enfatize aos seus alunos que, por mais difícil que seja renunciar as ofertas do mundo, é necessário ter em mente que a nossa salvação está mais próxima do que já esteve. Os dias são maus e o crente precisa vigiar para que não caia na distração do pecado e se esqueça de que Jesus virá buscar somente aqueles que são lavados e remidos pelo seu sangue.
Caro(a) professor(a), para que seus alunos aprendam o conteúdo da lição, você pode organizar uma roda de conversa sobre quais são as dificuldades que impedem o pré-adolescente de manter-se em santidade. Pergunte a respeito das práticas observadas no comportamento dos pré-adolescentes na escola, na igreja ou entre os amigos. Mostre que viver em santidade não significa que eles tenham que se afastar por completo das pessoas. Antes, devem ser diferentes quanto às práticas que não agradam a Deus. Reforce que não é o mundo que deve influenciar o comportamento do crente, e sim o crente que deve influenciar o comportamento das pessoas ao seu redor.
Tenha uma ótima aula!