Desenvolvendo competências e habilidades na superintendência da Escola Dominical
Quando se trata de superintendência da Escola Dominical a primeira ideia que vem à mente é a figura do superintendente organizando os materiais didáticos que serão utilizados pelos professores durante o trimestre, bem como a escala constando os horários de cada aula, o material de apoio dos professores e o diário de classe. No entanto, o trabalho do superintendente não se resume apenas ao aspecto administrativo para o funcionamento da Escola Bíblica, embora este seja também da responsabilidade do superintendente.
Gerir o departamento de ensino da igreja é uma tarefa muito especial que vai além dos cuidados burocráticos necessários ao bom funcionamento de qualquer departamento. No cumprimento desta missão, é necessário também o enfoque no maior recurso de todos, isto é, o humano. Para tanto, o superintendente precisa desenvolver a competência de liderança, bem como adquirir ou fortalecer habilidades com a finalidade de promover o crescimento e o fortalecimento do departamento de ensino do qual é gestor.
À medida que o superintendente cresce e se desenvolve enquanto líder e gestor no cumprimento de seu ofício é natural que seus liderados cresçam também. Assim como o superintendente, os professores precisam desenvolver competências e habilidades que potencializam o ensino da Escola Dominical e resultam no aumento quantitativo de alunos frequentando as classes de ensino. O crescimento saudável da Escola Bíblica é perceptível tanto em termos quantitativos quanto em qualitativos.
Os níveis de aprendizagem e a compreensão dos conteúdos ministrados em sala de aula são influenciados justamente pela forma como os professores ensinam. Isso significa que os professores precisam desenvolver habilidades quanto ao preparo e aplicabilidade dos conteúdos da lição. Instruí-los e capacitá-los para o desenvolvimento dessas habilidades é da competência do superintendente.
Liderança na superintendência. O que isso significa?
No que diz respeito à liderança a compreensão que se tem é que o líder do departamento de ensino é uma figura de autoridade. É aquele que dita as diretrizes e regras que devem ser obedecidas pela equipe pedagógica. Entretanto, o conceito de liderança passou por atualizações ao longo dos anos. Atualmente, a figura do líder não representa apenas uma autoridade que deve ser respeitada, mas é também um entusiasta, uma referência, alguém que influencia seus liderados a serem melhores colaboradores no exercício de suas funções, visando uma ação coletiva.
De acordo com o pastor Jamiel Lopes, na obra Psicologia Pastoral, editada pela CPAD, “Liderança ‘é o processo de conduzir pessoas a um objetivo comum. É a arte de influenciar pessoas’. Há pessoas que não possuem um cargo de liderança, mas são líderes natos, capazes de influenciar um grupo. […] ‘Liderar’ significa ‘mostrar o caminho, conduzir, guiar, dirigir o curso de outrem, indo adiante ou acompanhando-o’. É fazer com que as pessoas ajam de forma efetiva” (2017, p.109).
Nota-se que para o superintendente da Escola Dominical, além dos cuidados administrativos, deve também gerir, guiar, conduzir, acompanhar o desempenho dos professores em sala de aula. E de que forma? Desenvolvendo competências e habilidades, bem como levando seus liderados também a desenvolvê-las de acordo com as necessidades do trabalho a ser realizado.
Na próxima semana, aprenderemos os conceitos de competências e habilidades. Veremos também de que forma essas capacidades podem ser desenvolvidas no âmbito da superintendência da Escola Dominical. Fique atento!
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