Lição 10 – Conhecendo Deus pela Fé
A lição de hoje encontra-se em: Hebreus 11.1-6.
Tópicos da Lição:
1. A FÉ EM DEUS E AS SUAS CONSEQUÊNCIAS
2. A PROVA DAS COISAS QUE NÃO SE VEEM E A CONVICÇÃO DO QUE SE ESPERA
3. A FÉ QUE RESULTA EM OBRAS
Prezado(a) professor(a) da classe de Pré-adolescentes, a Paz do Senhor!
Na aula desta semana seus alunos estudarão sobre a natureza da fé. As Escrituras Sagradas narram histórias marcantes de homens e mulheres de Deus que viveram pela fé e testemunharam grandes milagres. A caminha com Deus está intrinsecamente ligada a fé, haja vista que é por meio dela que somos aceitos por Deus, transformados em nossa criatura e, finalmente, salvos em Cristo.
A fé é também uma excelente ferramenta para romper as barreiras e circunstâncias que tentam impedir o crente de avançar ou mesmo permanecer firme nela. Logo, a fé deve ser nutrida e fortalecida para que não enfraqueça. Em meio a caminhada com Deus, muitas vezes, a fé é provada, isto é, testada não com o objetivo de ser reprovada, mas com a certeza de que, ao final do exame, se tornará mais sólida do que antes.
No primeiro tópico da lição que tem como título “A Fé em Deus e as Consequências”, o comentarista destaca ao menos dois exemplos de personagens bíblicos que exerceram a fé e alcançaram bons resultados. O primeiro exemplo citado é o de Abel, que ofereceu a sua oferta com fé e Deus aceitou a sua adoração (cf. Gn 4.4). Abel praticava boas obras porque tinha fé em Deus em contraste com seu irmão Caim, que não fez o melhor para Deus porque a sua oferta não estava misturada com a fé necessária ser encontrada em todo aquele que se apresenta diante de Deus. Além disso, a obra de Caim comprova que a sua conduta era má e, por isso, a sua oferta foi rejeitada por Deus (cf. Hb 4.4).
Outro exemplo de fé é a vida de Enoque, que demonstrou ser um servo justo e temente quando a sociedade de seu tempo já não queria saber de Deus. Como exemplo do que vai acontecer com a igreja de Cristo, Enoque foi arrebatado sem passar pela morte (cf. Gn 5.24). O Senhor sabe livrar aqueles que são fiéis e obedientes à sua Palavra.
No segundo tópico, “A prova das Coisas que não se veem e a Convicção do que se Espera”, apresenta a natureza da fé. Não é preciso ver para crer, semelhante ao que o Senhor Jesus disse a Tomé: “Felizes são os que não viram, mas assim mesmo creram!” (Jo 20.29). Essa afirmativa reforça que a fé não pode ser acompanhada de dúvida, visto que a incerteza leva à inconstância.
O tópico ressalta ainda o exemplo de Noé, que obedeceu à voz de Deus e construiu a arca que salvaria tanto ele quanto a sua família e os animais que estivessem nela. A construção da arca demorou muitos anos, mas Noé não desistiu e nem deixou de se manter fiel a Deus. Note que a perseverança de Noé é um exemplo a ser seguido. Vivemos em meio à uma sociedade que, à semelhança daquela dos dias de Noé, recusa-se a obedecer a Deus.
No terceiro tópico, “A Fé que Resulta em Obras”, destaca a diferença entre a fé para salvação e a fé para as obras. Aquele que experimenta da fé que leva à salvação conhece a Palavra de Deus e a pratica (cf. Ef 2.8-10). O salvo foi chamado para viver a Palavra, não apenas conhecê-la por mero formalismo (cf. Tg 2.26). O tópico ressalta ainda que Jesus é o maior exemplo a ser seguido. Ele obedeceu ao Pai e, mesmo sendo maltratado e sem revidar, foi fiel até a morte na cruz. Ninguém teve maior convicção e disposição para obedecer a Deus do que Ele. Cristo é a nossa maior referência de fé!
Para fixar os ensinamentos destacados na lição, convide seus alunos para uma atividade em grupo. Leve para a sala de aula uma caixa com vários objetos dentro. Faça uma abertura na tampa de modo que dê para inserir a mão do participante. Você pode dividir a turma em dois grupos e escolher um representante. A tarefa é que o aluno representante insira a mão na caixa e diga as características do objeto que está apalpando. Os alunos do grupo deverão ajudar a descobrir do que se trata. Espere um tempo e depois peça ao aluno para retirar o objeto. Se o grupo acertar, ganha ponto, e se errar, passa a vez para o outro grupo.
Reforce que a fé nos leva a crer que estamos na direção certa, mesmo quando não enxergamos nada.
Tenha uma ótima aula!