Lição 8 – Deus me ensina sobre o seu filho Jesus
Objetivo: Que o aluno aprenda que Jesus é o Filho de Deus, que morreu e ressuscitou para nos salvar.
Ponto central: Jesus veio ao mundo como homem para nos salvar.
Memória em ação: “Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo […]”. (1 Timóteo 2.5 – ARC)
Querido (a) professor (a), como você está? Sabemos que no mundo teremos aflições, mas podemos ter bom ânimo, pois o nosso Cristo já venceu o mundo e nos fez mais do que vencedores com Ele (Cf. Sl 34.19; Jo 16.33). Que essa certeza o fortaleça para aguardar a provisão de Deus para cada uma das suas necessidades.
No próximo domingo, vamos ensinar aos Primários sobre o nosso Salvador, Jesus Cristo, o Filho de Deus. Empenhe-se por tornar essa aula especial e inesquecível para os seus pequeninos. Afinal, você estará falando do Messias tão aguardado!
Aproveite a oportunidade para abordar a importância de aguardarmos com paciência as promessas do Senhor, pois elas sempre se cumprem no melhor momento, mesmo quando não compreendemos ou achamos a espera longa. Explique que por muitos e muitos anos o povo de Deus aguardou o Salvador. Através dos profetas e da sua Palavra, o Senhor deu alguns sinais, características sobre o seu Filho a fim de que as pessoas pudessem reconhecê-lo quando Ele viesse. Porém, assim como é hoje, muitas pessoas são cegas espiritualmente e, embora vissem todas as profecias se cumprindo em Jesus – os sinais, milagres, Palavras de tamanha sabedoria, – elas não entenderam que Jesus era o Salvador prometido. Frise que não podemos ser assim!
Exemplifique a importância de termos paciência com uma atividade simples em classe. Procure levar algo especial para o final desta aula; pode ser um saquinho de doce, bombons ou um lanche especial, uma lembrancinha manual ou acessível à compra. Seja o que for, acrescente um cartãozinho com um versículo, a fim de personalizar e tornar o mimo algo pessoal, carinhoso e evangelístico. Antes de introduzir a história, você pode prometer que quem prestar atenção e souber as respostas ao final da lição ganhará uma surpresa.
No momento de cumprir a sua promessa, recapitule que tudo o que o Senhor prometeu em sua Palavra, Ele cumpre, assim como foi sobre a vinda de seu Filho Jesus. Conclua esse momento, dizendo que hoje nós aguardamos uma nova promessa: JESUS VOLTARÁ PARA NOS BUSCAR! O Senhor nos deu pistas, falou sobre sinais que antecederiam a sua volta e tudo está se cumprindo. Por isso, devemos estar preparados, mesmo que algumas pessoas possam dizer que Jesus está demorando.
“[…] Quero que lembrem das palavras ditas há muito tempo pelos santos profetas e do mandamento do nosso Senhor e Salvador que foi dado a vocês por meio dos apóstolos que anunciaram o evangelho a vocês. Primeiro vocês precisam saber que nos últimos dias vão aparecer homens dominados pelas suas próprias paixões. Eles vão zombar de vocês, dizendo: “Ele prometeu vir, não foi? Onde está ele? Os nossos pais morreram, e tudo continua do mesmo jeito que era desde a criação do mundo.” Esses zombadores esquecem, de propósito, que há muito tempo Deus deu uma ordem, e os céus e a terra foram criados.
[…] Meus queridos amigos, não esqueçam isto: para o Senhor um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia. O Senhor não demora a fazer o que prometeu, como alguns pensam. Pelo contrário, ele tem paciência com vocês porque não quer que ninguém seja destruído, mas deseja que todos se arrependam dos seus pecados. Porém o Dia do Senhor chegará como um ladrão.
[…]Por isso, meus amigos, enquanto vocês esperam aquele dia, façam o possível para estar em paz com Deus, sem mancha e sem culpa diante dele. ‘Lembrem que a paciência do nosso Senhor é uma oportunidade para vocês serem salvos” (2 Pedro 3.2-15 – NTLH).
O Senhor abençoe você e a sua classe. Boa aula!