Lição 7 – A Travessia pelo Mar Vermelho
TEXTO BÍBLICO
Êxodo 13.17-22; 14.1-31
OBJETIVO DA LIÇÃO
Enumerar os fatos que decorreram durante a libertação do povo hebreu pelo mar Vermelho.
Querido(a) professor(a), a paz do Senhor.
Na lição desta semana seus alunos aprenderão sobre os fatos que decorreram da travessia do povo de Israel pelo mar Vermelho. Os hebreus tiveram de enfrentar o desafio de sair do Egito, deixar a escravidão e seguir rumo ao deserto em obediência à ordem de Deus. A travessia foi coordenada por Moisés, porém é fato que ela não seria possível se Deus não enviasse a coluna de fogo e a coluna de nuvem para guiá-los e protegê-los da perseguição dos egípcios (cf. Êx 14.24).
Deus estava com Israel, mas isso não impediu que eles tivessem de enfrentar as dificuldades de deixar o Egito. Até mesmo para Moisés foi um grande desafio, haja vista que se alguma coisa desse errado a culpa cairia sobre o líder dos hebreus. No entanto, as dificuldades se tornaram em oportunidades para Deus realizar grandes milagres em favor do seu povo (cf. Êx 14.27-31).
O maior desafio de Moisés durante a saída do Egito, certamente, foi o episódio em que o povo se deparou com o mar à sua frente. Moisés clamou a Deus suplicando por socorro, pois estavam encurralados e não tinham como fugir. A resposta de Deus foi direta: “Por que você está me pedindo ajuda? Diga ao povo que marche” (Êx 14.15). Então Moisés estendeu o bastão conforme a orientação do Senhor, o mar se dividiu ao meio e o povo passou em terra seca. Moisés, mais uma vez, contemplou a fidelidade de Deus em cumprir as suas promessas.
Ensinamentos extraídos da Lição
Algumas lições podem ser extraídas dessa história e ensinadas aos Juniores. Em primeiro lugar, vale destacar o desafio que os israelitas tiveram de enfrentar ao deixar o Egito. O medo, a dúvida, a desconfiança são sentimentos que surgem quando temos de decidir obedecer ou não à voz de Deus. A promessa era muito bonita e empolgante: tomar posse da Terra Prometida, mas deixar a escravidão para adorar a Deus no deserto exigia confiar na provisão divina de que daria tudo certo. Caso contrário, o retorno ao Egito seria motivo de castigo ou mesmo a morte para os hebreus. Contudo, Deus foi fiel e eles alcançaram a vitória. Semelhantemente, Deus nos faz promessas maravilhosas, porém é necessário fé e coragem para vivê-las. Não podemos correr o risco de confiar pela metade. Ensine aos seus alunos sobre a importância de confiar no Senhor sempre, mesmo quando as circunstâncias não parecem favoráveis.
Outra lição que deve ser compartilhada com os juniores diz respeito à coragem de Moisés. Ele se manteve firme com Deus, mesmo quando não sabia o que fazer. E agora? Como atravessar aquele mar? O Senhor não havia revelado a Moisés os detalhes da travessia até a Terra Prometida. Da mesma forma, há problemas que não sabemos, mas que surgem ao longo da caminhada. Explique que precisamos ser corajosos para enfrentar tudo aquilo que nos causa medo e confiarmos em Deus que nos dará a vitória.
Método sugerido
Professor(a), você pode dividir a turma em dois grupos e pedir que um aluno seja o representante de cada grupo. Em seguida, o aluno representante será vendado e terá de descobrir como atravessar o “mar Vermelho” confiando na orientação dos alunos da sua equipe. Prepare um trajeto na sala (pode ser um labirinto organizado com as cadeiras e mesas). O aluno deverá caminhar de uma extremidade da sala à outra sem encostar-se às mesas e cadeiras. Se esbarrar em alguma, volta ao início do trajeto. Explique que o segredo da travessia em meio às dificuldades é obedecer à voz de Deus.
Tenha uma excelente aula!