Lição 6 – Deus me ensina a ser sábio
LEITURA BÍBLICA
1 REIS 3.1-15; 2 CRÔNICAS 7
MEMÓRIA EM AÇÃO
“Feliz é a pessoa que acha sabedoria […] pois isso é melhor do que a prata e tem mais valor do que o ouro.” (Provérbios 3.13,14)
OBEJTIVO
Que o aluno entenda que a sabedoria da Palavra de Deus é o tesouro mais valioso, pois quem a pratica tem uma vida feliz e abençoada.
PONTO CENTRAL
A Bíblia é fonte de sabedoria para uma vida feliz e abençoada.
Querido (a) professor (a), que privilégio ensinar aos seus pequeninos desde já que a Bíblia é fonte de sabedoria para uma feliz e abençoada. Quão maravilhoso seria se todos pudessem ter acesso a essa verdade ainda no início de suas vidas, não é mesmo? Sabemos que, ainda que alguns se afastem dos caminhos do Senhor, sementes preciosas foram lançadas e não voltaram vazias. Algumas sementes, às vezes, levam tempo, podem ser outros a regá-la e ainda outros a testemunhar finalmente os frutos. Contudo, creia que do Senhor virá o crescimento e o seu trabalho para Ele jamais será em vão.
Que tal aproveitar este momento para interceder por todas as crianças que já passaram pela sua sala de aula? Talvez, assim como eu, muitos dos seus alunos já sejam adultos, até mesmo professores. Que dádiva do Pai podermos testemunhar tamanha preciosidade, de ver nossos pequenos crescerem em estatura, conhecimento e graça diante de Deus e dos homens. Infelizmente, nem todos os nossos amados alunos estão na Igreja hoje. Oremos para que o Senhor os atraia de volta aos seus braços de amor.
Tendo oportunidade, que tal entrar em contato com alguns? Até mesmo pelas redes sociais. Muitas vezes, uma palavra de carinho pode fazer grande diferença. Lembre- se de ser a Palavra pregada. Nem sempre teremos a oportunidade ou será a melhor abordagem pregarmos um sermão bíblico a alguém. Mas que a nossa vida, hábitos, atitudes de amor, alegria, bondade, anunciem Jesus a tempo e fora de tempo, por onde quer que passemos.
Sugerimos que você leia e procure seguir as sugestões pedagógicas dadas na sua revista Lições Bíblicas Primários, pois foram todas estrategicamente elaboradas com o propósito de melhor atingir o objetivo proposto.
Havendo tempo hábil, a nossa comentarista do trimestre, a Pedagoga Raquel Deolinda, deixa abaixo uma atividade manual para ser realizada com as crianças após a história, a fim de enfatizar os pontos abordados durante a aula.
Deus conhecia Salomão e durante um sonho o perguntou o que queria que Ele o fizesse. Salomão foi sincero e não pediu bem material, e sim algo que o ajudaria a governar com justiça. O pedido de Salomão deixou Deus muito feliz e além de realizar o que pediu, Deus fez muito mais. Porque o Senhor tem prazer em responder as nossas orações! Vamos enfatizar essa verdade aos pequeninos, os incentivando nesse maravilhoso hábito de orar ao nosso Pai Celestial?
Para isso sugerimos a confecção de uma almofada de oração. Explique que podemos conversar com Deus o tempo todo. Mas existem alguns momentos que precisamos parar e ouvir também o que Ele quer falar conosco, dentro dos nossos corações. Por isso, ao deitar e ao acordar devemos separar alguns minutos para oração, leitura da bíblia e o louvor. Não somente na classe e nos cultos na igreja, mas esse deve ser um hábito também em casa, a sós e com a nossa família diariamente.
Reforce que Deus tem alegria em se relacionar conosco. E assim como aconteceu com Salomão, quando Deus se revelou a Ele em sonho, Deus também deseja estar mais próximo e falando sempre com cada um de nós. Frise que isso acontecerá por meio da oração e da leitura da Bíblia.
Ofereça retalhos de tecidos ou TNT já cortados no tamanho da almofada e com as pontas. Deixe só um lado aberto para as crianças colocarem o enchimento (pode ser retalhos de feltro, TNT, tecidos, acrilon etc.). Incentive-os a darem asas à criatividade no momento da decoração. Disponibilize canetas de tecido coloridas, apliques (corte apliques de estrela, coração, nuvens, sol, etc. com os retalhos dos tecidos), botões, tinta de tecido e pincéis para os alunos capricharem na confecção desta almofada tão especial.
No final da aula, incentive as crianças a levarem a lembrança para casa para contarem as suas famílias a história bíblica da lição de hoje.
O Senhor Jesus te abençoe e capacite! Ótima aula.