Lição 6 – A Primeira Páscoa
TEXTO BÍBLICO
Êxodo 12.1-11
OBJETIVO DA LIÇÃO
Apresentar como se deu a primeira Páscoa.
Prezado(a) professor(a), a paz do Senhor.
Na aula desta semana, seus alunos aprenderão como se deu a primeira Páscoa. Na noite anterior à libertação dos hebreus da escravidão no Egito, o Senhor ordenou que eles celebrassem um jantar muito especial (Êx 12.1-11). Nesta ocasião, os israelitas deveriam sacrificar um carneiro sem mancha e assá-lo para um jantar. Se, porventura, a família fosse pequena deveria se juntar aos seus vizinhos para comerem a Páscoa (v. 4).
Parece curioso que Deus a ordem de Deus para realizar aquele jantar justamente na noite que antecedeu a saída dos israelitas do Egito. Acontece que aquele momento não era apenas uma comemoração por conta da liberdade tão sonhada. Ali, naquele jantar, Cristo, o Cordeiro que tira o pecado do mundo, estava sendo representado. Assim como os hebreus foram libertos da escravidão egípcia, os crentes em Jesus Cristo são libertos de uma escravidão espiritual, a escravidão do pecado (cf. Rm 6.22,23).
Por esse motivo, todo mês, os crentes se reúnem na igreja para cear. Os elementos que estão à disposição na mesa: o pão, que representa o Corpo de Cristo; e o suco de uva, que representa o seu sangue, constituem uma representação simbólica da verdadeira Páscoa do cristão (cf. 1 Co 11.23-26). Portanto, todo cristão batizado nas águas deve participar desse cerimonial que tem como finalidade trazer à memória a morte de Jesus Cristo na cruz que veio a ser a causa da salvação de todo aquele que crê.
Ensinamentos extraídos da Lição
Algumas lições podem ser extraídas dessa história e ensinadas aos Juniores. Em primeiro lugar, vale destacar que a vida neste mundo sem Jesus é semelhante à condição dos hebreus no Egito. Enquanto estavam presos na cultura egípcia, eles não eram um povo separado. Muito pelo contrário, viviam misturados aos costumes dos egípcios. Mas quando as aflições aumentaram os israelitas clamaram por socorro e Deus enviou Moisés para libertá-los. Semelhantemente, sem aceitar Jesus como Salvador a pessoa encontra-se presa no mundo e escravizada pelo pecado.
Outra lição que os seus alunos precisam aprender diz respeito ao carneiro morto para o sacrifício. Jesus morreu em nosso lugar para levar a culpa pelos nossos pecados. À medida que os seus alunos aceitarem a Cristo, devem se batizar. O batismo é o testemunho publico da pessoa a respeito do que ela crê. Após o batismo, a pessoa está apta a participar da santa ceia, um momento simbólico, mas que tem um sentido muito especial para a nossa comunhão com Deus.
Método sugerido
Professor(a), você pode preparar os elementos da ceia (pão e o suco de uva) e levá-los para a classe a fim de que os alunos possam conhecê-los. Explique que este momento deve ser levado a sério pelos cristãos. Mostre que esta é apenas uma demonstração dos elementos que são usados no cerimonial. A santa ceia com a consagração dos elementos só pode ser realizada pelo pastor, bem como pelo ministério da igreja.
Tenha uma excelente aula!