Lição 3 – Entendendo o Novo Testamento
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. OS EVANGELHOS
2. LIVRO HISTÓRICO
3. EPÍSTOLAS
4. LIVRO PROFÉTICO
OBJETIVOS
CONHECER as características do Novo Testamento;
SABER que o Novo Testamento possui 27 livros;
COMPREENDER a organização do Novo Testamento.
Querido (a) professor (a), estudar o Novo Testamento é fundamental pois nele estão presentes a maioria dos ensinamentos para os cristãos.
O Novo Testamento é “a segunda das duas partes em que a Bíblia se divide. Foi escrito em grego, a não ser, talvez, Mateus, que alguns teólogos acham ter sido escrito em hebraico. O Antigo Testamento encerra as leis, a história, as condições da Antiga Aliança entre Deus e os homens. O Novo Testamento expõe as condições e a história da Nova Aliança entre Deus e os homens.” (BOYER, Orlando. Pequena Enciclopédia Bíblica. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, p. 383)
Nesta lição, seus alunos farão um estudo introdutório do Novo Testamento. Conhecerão suas características, os livros que o compõe e compreenderão a sua organização.
Faça um quadro com os 27 livros do Novo Testamento, dividido em 4 classes para melhor visualização e compreensão dos alunos.
OS 27 LIVROS DO NOVO TESTAMENTO SE DIVIDEM EM QUATRO CLASSES
4 EVANGELHOS | ATOS | 21 EPÍSTOLAS | PROFECIA |
Mateus Marcos 1 Lucas João |
Atos dos Apóstolos |
Epístolas Paulinas Epístolas Gerais |
Apocalipse |
“A coletânea de 27 livros que compõem o Novo Testamento começa com quatro relatos da vida desse Messias — Jesus de Nazaré. Olhe o sumário de sua Bíblia. Sob o título Novo Testamento, você encontra quatro livros no topo da lista — Mateus, Marcos, Lucas e João. Depois desses quatros livros, tem um quinto — Atos dos Apóstolos. Esses cinco livros afirmam que Jesus de Nazaré é o Messias. Esses livros, por assim dizer, são documentários da vida de Jesus e defendem o a sua chamada messiânica. Eles apresentam a seus leitores a incrível notícia de que o Libertador prometido realmente veio! AquEle por quem o povo de Deus esperava, veio! Quando Adão e Israel falharam e foram infiéis, Jesus provou ser fiel. Ele resistiu às tentações. Ele levou uma vida sem pecado. Além disso, Jesus cumpriu a promessa que Deus fez a Moisés de um profeta por vir (Dt 18.15,18, 19). Jesus cumpriu a promessa que Deus fez a Davi de um rei por vir (2 Sm 7.12,13). Jesus cumpriu a profecia do Filho do Homem divino feita por Daniel (Dn 7.13,14). Esses quatro Evangelhos dizem que todas essas promessas e mais outras foram cumpridas em Jesus de Nazaré. Na verdade, de acordo com João 1, Jesus é a Palavra de Deus encarnada — o próprio Deus vivendo na forma humana.” (DEVER, Mark. A Mensagem do Novo Testamento: Uma exposição Teológica e Homilética. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, p. 20).
Deus abençoe a sua aula e seus alunos.