Lição 1 – O Sermão do Monte: O Caráter do Reino de Deus
ESBOÇO DA LIÇÃO
INTRODUÇÃO
I – A ESTRUTURA DO SERMÃO DO MONTE
II – AS BEM-AVENTURANÇAS E O CARÁTER DOS FILHOS DE DEUS
III – SOMOS BEM-AVENTURADOS
CONCLUSÃO
Esta primeira lição tem três objetivos que os professores devem esmerar-se em atingi-los:
1. Analisar a estrutura do Sermão do Monte;
2. Correlacionar as bem-aventuranças com o caráter cristão;
3. Afirmar a bem-aventurança do cristão.
LIÇÃO 1
O SERMÃO DO MONTE: O CARÁTER DO REINO DE DEUS
Nos dias atuais, as sociedades vivem uma degradação de valores morais. Há os que dizem que as questões morais são de ordem religiosa e de caráter individual. Portanto, opiniões a respeito devem ser guardadas de maneira privada. Outros divorciam a moral da ética, objetivando uma perspectiva mais moderna a respeito do tema. Na Ética Moderna, muitos consideram determinados valores como questões religiosas. Por isso, há distorções graves no convívio social. Nesse ambiente social conturbado, estudaremos o Sermão do Monte. Perceberemos que os valores do Reino de Deus estão patentes nele e, por isso, é relevante para a Igreja de Cristo nos dias atuais.
Qual a visão de mundo que fundamenta a nossa vida?
Há seguimentos diversos na sociedade que apresentam diferentes visões de mundo. Os cristãos, estamos diante dessa diversidade de visões. Por isso se torna imperativo ter a consciência clara do que somos, a quem pertencemos e o que rege a nossa vida. Nesse sentido, o Sermão do Monte apresenta uma ética, valores caros aos seguidores de Jesus no mundo. Ele refina o nosso modo de lidar com o próximo, com as grandes questões de nosso tempo, tanto da pessoa humana como outros aspectos da Criação.
O Sermão do Monte, bem como toda a Palavra de Deus, é a fonte do nosso modo de olhar e viver a vida. Por isso, nesta primeira aula estudaremos a estrutura do Sermão do Monte e sua parte introdutória – As Bem-Aventuranças.
O que é felicidade?
A felicidade apresentada no Sermão é muito diferente da dos dias atuais; bem como da época em que o Evangelho de Mateus foi escrito. As oito beatitudes que mostram a verdadeira felicidade são virtudes rejeitadas por um público materialista, cuja felicidade se resume nos prazeres ou no uso da força. A singeleza do Sermão do Monte nos lembra de que, no Reino de Deus, quem chora é feliz, quem deseja a retidão é feliz, o manso é feliz, o pacífico é feliz. O que é a felicidade para nós hoje?
Uma aplicação
É muito importante que você faça uma reflexão com a classe, levando-a a ter consciência do tipo de valores cultivados no dia a dia. Esses valores que configuram a nossa visão de mundo estão em coerência com os valores ensinados do Sermão do Monte? Comportamos-nos segundo a justiça, a mansidão e a humildade ensinadas pelo nosso Senhor? Essa primeira lição é uma excelente oportunidade para mapear nossas verdadeiras motivações.
Texto extraído da revista Ensinador Cristão, nº 90, editada pela CPAD.