Lição 12 – O Encontro que Mudou a Vida de Paulo
LEITURA BÍBLICA
ATOS 9.1-19
MEMÓRIA EM AÇÃO
“Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo.” (2 Coríntios 5.17)
OBJETIVO
Que o aluno entenda que um encontro verdadeiro com Jesus muda o nosso coração e a nossa história.
PONTO CENTRAL
O perdão de Deus está disponível a todos e pode transformar qualquer pessoa.
Querido (a) professor (a), na aula da próxima semana teremos o privilégio de compartilhar com os pequeninos um dos maiores exemplos de história de transformação do Cristianismo: o testemunho de Saulo, de perseguidor de cristão a ganhador de almas para Cristo, tornando-se o “apóstolo dos gentios” (Gl 2.7,8) e o “prisioneiro de Cristo” (Ef 3.1). Assim, as crianças verão que o Senhor nosso Deus ama e tem poder para transformar qualquer pessoa. Por isso, precisamos falar de Jesus até mesmo para os que nos maltratam (Mt 5.44).
“A regeneração tem lugar naquele que se arrepende dos seus pecados, volta-se para Deus (Mt 3.2) e coloca a sua fé pessoal em Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador […].
A regeneração envolve a mudança da velha vida de pecado em uma nova vida de obediência a Jesus Cristo (2 Co 5.17; Cl 3.10). Aquele que realmente nasceu de novo está liberto da escravidão do pecado […], e passa a ter desejo e disposição espiritual de obedecer a Deus e de seguir a direção do Espírito (Rm 8.13,14). Vive uma vida de retidão (1 Jo 2.29), ama aos demais crentes (1 Jo 4.7), evita uma vida de pecado (1 Jo 3.9; 5.18) e não ama o mundo (1 Jo 2.15,16)” (Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1995, p.1576).
Se for possível, selecione um testemunho marcante de transformação que haja em sua igreja, ou mesmo parte do seu testemunho pessoal que ressalte mudança de comportamento e reserve um momento para compartilhar com a classe, de forma sucinta e com palavras adequadas à faixa etária de 7 e 8 anos. O objetivo é fazer com que as crianças vejam que Jesus Cristo é o mesmo e os encontros com Ele continuam acontecendo e sendo totalmente transformadores. É impossível conhecer a Deus e não ser transformado pela sua graça, amor, perdão, exemplo!
Além de aplicar todo o conteúdo programático sugerido em sua revista, havendo tempo hábil, incentive aos seus Primários a também contarem algum testemunho de situações e características pessoais que foram transformadas pela graça do Senhor: um medo que foi superado; um defeito vencido; algo errado que faziam e hoje não fazem mais, como por exemplo: brigar com o amigo, desobedecer aos pais, não cumprir uma tarefa, não compartilhar um brinquedo etc.
Como sempre salientamos, os exemplos precisam ser adequados à realidade de sua classe e mais uma vez aqui fica evidente o quanto faz diferença o professor conhecer bem os seus alunos. Aproveite as situações que precisam ser trabalhadas, sem rotular ou citar nomes. Ao final, frise o quanto o Senhor valoriza a sinceridade e o arrependimento e ore com os Primários, pedindo que Jesus continue transformando as suas vidas, tornando-as cada vez mais agradáveis a Ele.
Aproveite o momento que antecede a oração para ler com a classe a ordem de Jesus registrada em Mateus 5.44. Deixe as crianças compartilharem a visão delas sobre quem as maltrata e por que, prestando muita atenção a possíveis casos graves que necessitem de suporte posterior à aula. Ore pelos que nos maltratam em obediência ao mandamento do Senhor.
O Senhor Jesus a abençoe e capacite! Ótima aula.