Lição 11 – Lucas-Atos – O Modelo Pentecostal para Hoje
ESBOÇO DA LIÇÃO
INTRODUÇÃO
I – O EVANGELHO DE LUCAS: O ESPÍRITO SANTO NO MINISTÉRIO DE CRISTO
II – ATOS DOS APÓSTOLOS: O ESPÍRITO SANTO NO MINISTÉRIO DA IGREJA
III – UM MODELO PENTECOSTAL PARA A IGREJA DE NOSSOS DIAS
CONCLUSÃO
LUCAS-ATOS: O MODELO PENTECOSTAL PARA HOJE
Muitos estudiosos sérios das Escrituras consideram que os livros de Lucas e Atos são uma unidade, elaborados numa perspectiva de continuidade. Lucas deixa isso claro em Atos 1.1: “Escrevi o primeiro livro [Evangelho de Lucas] […]”. Agora ele escreve o segundo: Atos dos Apóstolos. Esse entendimento já se faz presente na Hermenêutica Pentecostal. O estudioso Craig Keenner escreve o seguinte: “Muitos estudiosos argumentam, de modo persuasivo a meu ver, que Lucas escreve uma obra em dois volumes que inclui tanto biografia quanto historiografia. Assim, tratar os dois livros em conjunto requer uma breve exploração do caráter da historiagrafia antiga e de onde Lucas-Atos situa-se no âmbito maior de seu gênero” (Entre a História e o Espírito, CPAD, p.30). Por isso, o título da lição aparece como Lucas-Atos, pois com base em investigação de livros de gênero história, os livros do evangelista Lucas certamente reproduz um gênero comum do tempo em que vivia. Da mesma forma que encontramos um gênero comum à literatura Antiga como a poesia, a narrativa etc.
Um importante entendimento
Perceber Lucas-Atos como uma unidade traz uma compreensão acurada de que o autor sagrado, tanto do Evangelho como de Atos, tem mais do que história para dizer: tem doutrina. E a doutrina pentecostal a respeito do Batismo no Espírito Santo, e mais especificamente das línguas como evidência inicial do Batismo no Espírito, está assentada no desenvolvimento dos fatos doutrinários iniciados no Evangelho de Lucas, em Jesus; e desdobrado em Atos dos apóstolos, na Igreja. Note este exemplo que o teólogo Robert Menzies mostra: “Lucas apresenta a experiência de Jesus relacionada ao Espírito e sua vida de oração como modelos importantes para os leitores. Lucas 10.21, que descreve Jesus em linguagem que lembra o falar em línguas [como vemos em Atos – acréscimo nosso], irrompendo em louvores exuberantes e alegres inspirados pelo Espírito, não é exceção” (Pentecostes: Essa História é a Nossa História, CPAD, p.70).
Fundamento Doutrinário
Ler e entender a estrutura narrativa presente em Lucas-Atos é fundamental para compreender bem a nossa doutrina do Espírito Santo e vivê-la de maneira que sejamos cheios do Santo Espírito. Em Lucas-Atos podemos explorar bastante a doutrina do Espírito Santo.