Lição 9 – O primeiro bebê sorriso
ESPAÇO DO OBJETIVO
Que a criança compreenda que Abraão tratou seus visitantes com bondade e foi abençoado por Deus com um filho.
ESPAÇO DA PROFESSORA
“Considere o caso de Sara. Ela está em seus anos dourados, e Deus lhe promete um filho. Ela fica animada. Visita a loja da mamãe e compra alguns vestidos. Ela planeja seu chá de bebê e remodela a tenda… mas nada de filho. Ela come alguns bolos de aniversário e apaga um monte de velinhas… e ainda nada de filho. Ela assinala uma década inteira no calendário… sem filho…
Finalmente, quatorze anos depois, quando Abraão está chegando a um século de vida, e Sara aos noventa anos… quando Abraão parou de ouvir os conselhos de Sara, e ela parou de dar sugestões… quando o papel de parede no quarto de bebê acha-se desbotado, e os móveis infantis estão algumas estações fora de moda… quando o assunto do filho prometido traz suspiros e lágrimas, e longos olhares a um céu silencioso…
Deus lhes faz uma visita e lhes diz que é melhor escolherem um nome para o novo filho.
Abraão e Sara têm a mesma reação: riem. Eles riem, em parte porque é bom demais para acontecer, e em parte porque pode acontecer. Riem porque haviam desistido da esperança, e a esperança renascida é sempre divertida antes de tornar-se real.
Eles riem porque é isto que fazemos quando alguém diz que pode fazer o impossível. Riem um pouco de Deus e muito com Deus – porque Deus está rindo também. Então, com o sorriso ainda na face, Ele se ocupa do que melhor sabe fazer: o inacreditável…
Deus lhes muda a fé. Muda-lhes o nome. Muda o número de sua taxa de deduções. Muda o modo como eles definem a palavra “impossível”.
Mas acima de tudo, muda a atitude de Sara, quanto a confiar em Deus” (Bíblia de Estudo Devocional Max Lucado. Rio de Janeiro: CPAD).
ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA
“Prepare uma exposição com objetos de bebê (mamadeira, chupeta, fralda, mordedor, roupinhas) e algumas bonecas enroladas em manta ou vestidas como nenéns. Ao receber as crianças, converse sobre bebês e deixe-as pegar os objetos e examiná-los à vontade. Se quiserem, podem segurar os “bebês”. Anuncie que a história bíblica de hoje é sobre um bebê muito querido, que fez as pessoas darem risada” (DORETO, Marta. Lições Bíblicas Maternal. Rio de Janeiro: CPAD).
Oração
Querido Deus, viemos aqui estudar a tua Palavra, e queremos te louvar porque o Senhor é poderoso para cumprir tudo o que está escrito nela. Em nome de Jesus, amém.
Louvor da semana
Repita os dois cânticos ensinados na aula passada.
ESPAÇO DAS ARTES E ATIVIDADES ESPECIAIS
“Chupeta ao Cesto
Materiais: Algumas chupetas e um cesto, ou caixa, decorado com figuras que lembrem bebê. (Pode ser uma dessas caixas de se guardar pertences de bebê.) Coloque o vasilhame no chão e faça uma marca no assoalho, assinalando o onde a criança se posicionará para arremessar a chupeta (cerca de um metro e meio de distância).
A brincadeira consiste em atirar as chupetas, procurando colocá-las dentro do cesto. Todos devem ter o mesmo número de oportunidades, e vencerá quem acertar mais vezes.
Converse: Como se chamava o bebê que o Papai do Céu deu a Sara e Abraão? Será que no tempo do bebê Isaque havia chupeta? Será que ele chupava o dedinho? Até com que idade você chupou chupeta? (Algumas crianças do maternal ainda o fazem. Portanto, cuidado para não haver caçoada. Parabenize as que já deixaram, e, às que ainda chupam diga: Logo, logo, você não vai querer mais.)” (DORETO, Marta. Lições Bíblicas Maternal. Rio de Janeiro: CPAD).
ESPAÇO DO ATÉ LOGO
Depois de repetir o versículo e o cântico sugerido na seção Espaço do Louvor, encerre a aula com uma oração. Recomende às crianças que peçam aos pais para que leiam (em uma bíblia infantil) a história da criação que se encontra em Gênesis.
Que Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!