Lição 8 – O Novo Nascimento e a Justificação
Leitura Bíblica: João 3.3-8; Romanos 5.9,10.
A mensagem: “Ele nos salvou porque teve compaixão de nós, e não porque nós tivéssemos feito alguma coisa boa. Ele nos salvou por meio do Espírito Santo, que nos lavou, fazendo com que nascêssemos de novo e dando-nos uma nova vida.” Tito 3.5
Objetivos:
APRESENTAR o conceito do novo nascimento;
EXPLICAR o significado da justificação como um ato judicial de Deus;
DIFERENCIAR regeneração e justificação.
Professoras e Professores,
A Paz do Senhor Jesus!
Explicar a doutrina do Novo Nascimento de maneira correta é importantíssimo. Então, quando for desenvolver esse tópico, você pode aprofundar o assunto, com a seguinte reflexão.
Leia com a turma 2 Coríntios 5.17, que diz “Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo.”
E, compartilhe com eles dizendo: a vida do apóstolo Paulo “mudou no encontro de Paulo com o Cristo ressuscitado, na estrada para Damasco (At 9.1-15). Da mesma maneira, os crentes são transformados quando conhecem a Cristo. Os cristãos são novas criaturas. O Espírito Santo lhes dá uma nova vida, e eles já não são mais os mesmos. Os cristãos não são reformados, reabilitados, ou reeducados – eles são recriados, através do novo nascimento. Na conversão, os crentes não estão meramente virando uma página; eles estão começando uma nova vida, sob um novo Mestre. A vida velha de pecado e morte já passou; a natureza humana de pecado recebeu um golpe mortal (veja Gl 5.16-21,24). As antigas formas de pensamento, as antigas distinções foram abolidas. No seu lugar, tudo se fez novo”.
Boa aula!
Lembre-se, a missão não pode parar!
Fonte: Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal, Vol. 2, Rio de Janeiro: CPAD, 2017, p.214.