Lição 7 – A Primeira torre muito alta
ESPAÇO DO OBJETIVO
Que a criança aprenda que Deus não permitiu que as pessoas vivessem todas juntas em um mesmo lugar para sempre porque Ele é o maior e o mais forte de todos.
ESPAÇO DA PROFESSORA
Prezada professora, “de tijolo em tijolo, os habitantes de Sinar iam levantando a torre. De recorte em recorte, de estudo em estudo, de oração em oração, você constrói a sua aula. A diferença é que a torre deles era para propalar a importância que julgavam ter, enquanto a sua aula é para transmitir o conhecimento de Deus. A torre de Babel era um monumento ao orgulho próprio. A sua aula é uma proclamação da glória do Senhor. A torre era um marco da desobediência a Deus: contrariava-lhe a ordem de povoar a terra. A sua aula é ato de obediência ao Senhor: atende-lhe ao mandado de anunciar o evangelho a toda criatura.
Então faça o melhor que puder. Dedique às primícias de seu tempo, conhecimento e habilidades à missão de ensinar os pequeninos. Mas faça-o com oração e humildade, dependendo sempre do Senhor e do seu Santo Espírito. Jamais permita que a sua obra de professor-evangelista infantil se transforme numa torre de orgulho pessoal” (DORETO, Marta. Lições Bíblicas Maternal. Rio de Janeiro: CPAD).
ESPAÇO DE REFLEXÃO
“Vários provérbios bíblicos afirmam a mesma coisa: que a soberba precede a ruína. Com a torre de Babel, isto se cumpriu literalmente: cheios de orgulho, os habitantes de Sinar levantaram a torre; rebaixados por Deus na confusão das línguas, abandonaram-na à destruição” (DORETO, Marta. Lições Bíblicas Maternal. Rio de Janeiro: CPAD).
ESPAÇO DAS ARTES E ATIVIDADES ESPECIAIS
“Torre de Copos
Divida a classe em duas turmas e forneça-lhes uma boa quantidade de copos descartáveis. Mostres-lhes como empilhá-los de boca para baixo, apoiando a boca de um copo sobre o fundo de dois, formando uma pirâmide. Dentro de um tempo estipulado por você, cada grupo construirá uma torre, ambos trabalhando ao mesmo tempo. Se a torre desmoronar, o grupo recomeçará. Ao final do tempo, que pode ser marcado por uma música tocando, analise ambas as torres, sem dizer quem fez mais ou melhor. O objetivo não é competir. Uma competição, neste caso, contradiria o que foi ensinado sobre o orgulho. Elogie ambas as torres e pergunte se foi fácil construir. Pergunte a cada grupo: Que nome vocês querem pôr na torre? Por que escolheram este nome? Que nome foi dado à torre de nossa história? Por que ela ficou sendo chamada de torre de babel?” (DORETO, Marta. Lições Bíblicas Maternal. Rio de Janeiro: CPAD).
ESPAÇO DO ATÉ LOGO
Depois de repetir o versículo e o cântico sugerido na seção Espaço do Louvor, encerre a aula com uma oração. Recomende às crianças que peçam aos pais para que leiam (em uma bíblia infantil) a história da criação que se encontra em Gênesis.
Que Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!