Lição 5 – Êxodo: De volta à Terra Prometida
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. DEUS LEVANTA UM LIBERTADOR
2. O ÊXODO
3. O DESERTO
4. DEUS COMPLETA A SUA OBRA
OBJETIVOS
ENTENDER que Deus levantou Moisés como resposta ao pedido de socorro do seu povo;
RESSALTAR os milagres do Senhor, através de Moisés, para libertar os hebreus da escravidão no Egito;
DESTACAR a liderança de Moisés, guiando o povo rumo à Canaã, e nomeando Josué como o seu sucessor.
Querido (a) professor (a), dando continuidade a nossa viagem pelo Antigo Testamento, em nossa próxima aula abordaremos o momento da poderosa ação do Senhor, ao libertar seu povo do Egito. Como sabemos, o povo vinha sofrendo e clamando por socorro há anos.
Alguns hebreus poderiam ter pensado que o silêncio de Deus somado a permanência sob tais circunstâncias difíceis indicava que o Senhor estivesse indiferente à sua situação. Afinal, se não vigiarmos, diante da dor, a nossa carne nos empurra à amargura e ao desespero. Entretanto, seja qual for o seu “Egito”, aquele pedido de oração de longa data, motivo de jejum, clamor e lágrimas, tenha certeza que o Todo-Poderoso se importa e assim como disse a Moisés, fala com você hoje:
“Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores. Portanto, desci para livrá-lo […]” (Êxodo 3.7,8a).
Creia que o Senhor te vê, te ouve, te conhece e no tempo certo descerá para livrá-lo! Que tal abordar também essa reflexão com os seus juvenis? Ao final da aula, pergunte se há algum pedido de oração que eles gostariam de compartilhar, a fim de clamarem juntos por um socorro, livramento e intervenção poderosa do Senhor!
Para a sua edificação e maior reflexão acerca do tema, sugerimos a leitura do subsídio abaixo:
“Moisés na Infância e como Refugiado (Êxodo 1 — 2)
É impossível deixar de notar a diferença entre o fim do livro de Gênesis e os primeiros versículos de Êxodo em termos de atividade divina. Com sua vida em risco, José dá testemunho da proteção de Deus sobre ele. A história é tanto a respeito de Deus como de José.
Tem-se, então, os sete primeiros versículos de Êxodo, cobrindo nada menos que 400 anos. Durante todo esse período, não há qualquer referência explícita à atuação de Deus [sem considerar o que fica implícito na preservação e na explosão populacional de Israel no Egito (1.7)]. Não surge ninguém que seja destacado pelas Escrituras. São quatrocentos anos de silêncio. Esse hiato é comparável ao período entre Noé e Abraão. Existem épocas em que Deus está perto (Is 55.5) e épocas em que sua presença é velada.
[…] Ainda assim, não devemos passar tão rapidamente pelos sete primeiros versículos de Êxodo. Note que Êxodo 1.1 não começa logo após Gênesis 50.26. O leitor de Êxodo 1.1 é em vez disso, levado de volta no tempo até Gênesis 46.8. Ambas as genealogias apresentam os filhos de Jacó como ‘filhos de Israel’. A linhagem da aliança passa através do novo nome dado a Jacó em Peniel” (HAMILTON, V. P. Manual do Pentateuco. 2 ed., RJ: CPAD, 2007, p.155).