Lição 3 – O Encontro de Deus com Abraão
LEITURA BÍBLICA
Gênesis 12; Atos 7.2,3; Hebreus 11.8-10
MEMÓRIA EM AÇÃO
“Foi pela fé que Abraão, ao ser chamado por Deus, obedeceu e saiu para uma terra que Deus lhe prometeu dar”. (Hebreus 11.8a).
OBEJTIVO
Que o aluno saiba que quem deseja ser amigo de Deus, precisa ter fé e coragem, mesmo diante do medo.
PONTO CENTRAL
É preciso ter fé e coragem para experimentar as promessas de Deus.
Querido (a) professor (a), no próximo domingo você narrará aos primários um dos encontros mais importantes relatados na Bíblia, o do Pai da fé com o Senhor. Abraão é o pai de uma grande nação, que só aumenta a cada dia por todo o mundo, tal como Deus o prometeu no momento de seu chamado. E quanto a você? Tem feito a sua parte ao aguardar as promessas do Senhor? Tem crido com fé, a despeito das impossibilidades ao redor? Tem saído dos locais que Ele tem mandado, mesmo que ainda não saiba ao certo qual a “próxima parada”?
“Ouvi-me, vós que seguis a justiça, que buscais ao Senhor; […] Olhai para Abraão, vosso pai, e para Sara, que vos deu à luz; porque, sendo ele só, eu o chamei, e o abençoei, e o multipliquei” (Is 51.1,2).
A verdade é que tanto antigamente, quanto agora, sair da nossa zona de conforto, deixar o que temos como lar, nossos hábitos e tudo o que nos é conhecido é imensamente difícil. Porém, tal como na história de Abraão, é indispensável para o crescimento, amadurecimento espiritual e maior intimidade com Deus.
Sair da “nossa terra” rumo ao desconhecido pode ser apavorante, mas quando é por obediência a Deus o resultado final é certo, pois a bênção e proteção do Alto nos auxiliam em cada etapa da jornada.
A fim de fixar esta importante lição de confiar cegamente no Todo-Poderoso, tal como Abraão, promova uma brincadeira. Pergunte à classe quem confia em você e deseja ser voluntário.
Sempre ressaltando a importância da confiança, escolha uma criança, e dê a ela algumas tarefas, como: abra a boca e feche os olhos (você não colocará nada na boca da criança, é apenas um teste de confiança); em seguida, vende os olhos dela e a guie pela sala de aula, dando-o outras missões simples (que não a coloquem em risco).
Observe se ela terá alguma dificuldade de confiar, medo etc. Vá consultando a classe, pedindo que também observem de o aluno voluntário realmente demonstra confiança. Ao final desse momento, ainda vendada, peça que ela escolha, apontando o dedo aleatoriamente, a próxima criança voluntária. O objetivo é que elas entendam que às vezes confiar, ter fé – que é a certeza das coisas que não se veem –, poderá ser difícil, desconfortável, dar medo… Entretanto, quando essa fé é depositada no Senhor, podemos ter certeza que valerá a pena, pois Deus é fiel.
Que essa lição possa inspirar, fortalecer e ajudar você nas decisões que necessitam ser tomadas, mudanças realizadas e novos percursos iniciados; ciente de que no Senhor você já é mais do que vencedor.
Uma aula abençoada!