Lição 1 – O Papai do Céu fez todas as coisas
1º Trimestre de 2022
Assunto da Lição: Gratidão
Para memorizar: “O Senhor Deus fez a terra; […] ele criou o mundo […].” (Jeremias 10.12)
Orientações Iniciais
Professor, este é um novo ano e um novo trimestre. Os últimos dois anos foram momentos difíceis para a humanidade, muitas restrições de contato social e isso pode ter afetado algumas igrejas e, infelizmente, muitas classes infantis. Mas louvamos a Deus, pois Ele criou todas as coisas e tem o controle de tudo. Nada passa despercebido aos seus olhos.
Como esta é a primeira aula, os alunos ainda não se conhecem e, para quebrar o gelo desses momentos inicias, propomos a seguinte atividade: dê a cada aluno uma Moldura grande para que eles se apresentem à turma. Seja o primeiro a se apresentar, colocando a moldura na frente do seu rosto, diga o seu nome, idade, brincadeira preferida e qual personagem da Bíblia que eles mais gostam e por quê. Guie os alunos para que saibam o que dizer ou se preferir, crie novas perguntas. Com base nesse quebra-gelo, distribua as revistas e peça que as crianças façam o autorretrato delas no local indicado na primeira página.
Ensinando valores
Trabalhar valores espirituais e morais na classe do Jardim de Infância é muito importante porque agora as crianças estão se posicionando enquanto seres na sociedade. Na igreja, é primordial que a criança entenda o quanto ela deve ser agradecida, principalmente ao nosso Deus, nosso Criador e Pai Amado.
Diga à turma que você é agradecida ao Papai do Céu por Ele ter criado o mundo, explique que ser grato é dizer “muito obrigado” de todo o coração. Em seguida faça uma oração de agradecimento por todas as bênçãos recebidas.
Ensinando a história
Para este momento, vamos sugerir, ao longo das lições, algumas dicas que servirão de auxílio para a apresentação das histórias.
Conheça a história: Leia o texto bíblico quantas vezes forem necessárias até obter total conhecimento da vida do seu personagem. Compare as versões bíblicas diferentes, pois elas acrescentarão detalhes diferentes à sua percepção da história e não se esqueça das referências cruzadas das Bíblicas de Estudo que você tiver. Leia livros que ajudem a entender o contexto histórico e social daquela época. Você foi chamado por Deus e precisa estar capacitado a ensinar.
Encerramento da aula
Confeccione um bilhete para os responsáveis explicando como a Escola Bíblica Dominical é importante para o desenvolvimento espiritual das crianças. Na revista do aluno também preparamos uma carta aos pais ou responsáveis. Permita que eles leiam a cartinha. Esclareça que a cada aula, as verdades centrais da Palavra de Deus são explicadas em uma linguagem simples e adequada que alcança as crianças com aplicações práticas para o seu cotidiano. Ponha-se à disposição dos pais e responsáveis para uma conversa, conheça-os, conheça seus alunos. Ao final, peça para que as crianças não faltem na próxima semana, pois será a finalização da história da primeira aula e a atividade proposta poderá ser levada para casa.
Plano de aula
O plano de aula é uma ferramenta indispensável à prática docente. Através dele, o professor tem uma possibilidade de se organizar melhor diante das várias atividades que serão realizadas no seu período de aula.
Para esta lição, sugerimos abaixo uma organização do período de duração de aula de 1 hora e 15 minutos. Confira qual o tempo de aula que você tem em sua igreja e faça as devidas adaptações.
Período da Aula: | 1 hora e 15 minutos |
Iniciando a aula
• Oração para início da aula |
10 minutos |
Assunto da lição | 5 minutos |
Para memorizar | 10 minutos |
História bíblica | 15 minutos |
Fixação do ensino | 15 minutos |
Atividades do aluno | 15 minutos |
Até a próxima aula | 5 minutos |
Ao final da aula, não deixe de fazer uma avaliação do desenvolvimento de seus alunos. Escreva suas observações em uma agenda, nesta insira os possíveis imprevistos, os fatos relevantes, os apontamentos de seus alunos, como respondem as perguntas e as atividades propostas, bem como se conseguem pôr em prática no dia a dia as os ensinamentos apresentados. Quando você mantém anotações sobre o acompanhamento da turma, é possível identificar os pontos que necessitam de maior atenção para que os alunos realmente assimilem as lições que são ensinadas.
Sabendo que um plano de aula não se resume apenas ao tempo de aula, baixe aqui o plano de aula sugerido no final da revista e faça as devidas anotações.
Deus abençoe a sua aula e seus alunos.